A comida vegetariana é realmente saborosa? – Por Karyne Correia

“Comida vegetariana é ruim!”

“Comida vegetariana é sem graça!

“Carne vegetal não tem gosto de nada!”

Você já deve ter ouvido alguém fazer comentários como os citados acima. É comum que pessoas pensem que comida vegetariana é sinônimo de comida ruim ou pouco saborosa. De fato, muitas pessoas, ao prepararem alimentação vegetariana, não cuidam em fazer com que ela seja saborosa, agradando ao paladar.

Quando passamos anos fazendo uso de alimentos de origem animal, nosso paladar se acostuma aos sabores desses alimentos. Ao decidirmos abandonar o uso desse tipo de alimento e seus derivados é preciso oferecer ao paladar algo tão agradável (ou melhor) do que o que já se tinha.

Se trocarmos os sabores agradáveis dos alimentos de origem animal por uma comida sem sabor, dificilmente conseguiremos aderir a esta nova dieta. Nosso comportamento de comer é controlado por suas conseqüências. Se experimentarmos um alimento novo e essa experiência for ruim (por exemplo, causando dor no estômago, ou alguma reação incomum do intestino), teremos receio em comê-lo novamente. Se ao colocarmos um alimento na boca sentimos um gosto ruim, possivelmente não continuaremos a comê-lo. Assim também ocorre com a mudança da alimentação.

Se nosso paladar não for minimamente satisfeito, sentiremos necessidade de comer aqueles alimentos que estamos tentando abandonar, e a mudança de regime será mais difícil. Só o alto valor nutritivo não é suficiente, mas, se a nova dieta for acompanhada de alimentos nutritivos e também saborosos, a adaptação será mais fácil.

Ellen White orienta que na mudança de alimentação haja o cuidado de preparar alimentos saborosos: “Seja a comida saborosamente preparada e servida com esmero. Será necessário preparar mais pratos do que seria preciso caso fosse servido alimento cárneo. Outras coisas poderão ser providas, de modo que a carne seja excluída.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 290

Essa é uma grande dica para que a adesão à nova dieta seja eficaz!

Leia outros artigos da Karyne em Mente Saudável

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...