O mito da soja: ela é realmente boa para nosso corpo?

Alex_O-mito-da-soja

Hoje vamos abordar um assunto polêmico, principalmente no meio vegetariano.

Afinal, por que a soja é tão especial e consumida?

O grão tem uma proteína com um alto valor de aminoácidos. Esses aminoácidos são responsáveis pela construção do nosso corpo, como nossa musculatura, os nossos tecidos, o cabelo e a unha. Através deles são geradas as proteínas que são tão importantes para nossa saúde.

Nosso corpo não consegue produzir todos os aminoácidos necessários. Dos vinte apenas onze são produzidos pelo nosso organismo e nove são chamados de essenciais pois não podem faltar na nossa alimentação. A soja contêm esses aminoácidos essenciais por isso ela é tão badalada. Porém não é preciso ser refém da soja pois é possível encontrar esses aminoácidos de outra forma. Toda leguminosa combinada com outro cereal acaba atendendo nossas necessidades diárias de proteína.

 

Saiba como substituir a proteína animal e em quais produtos encontrar. Clique aqui.

A soja faz faz mal?

Depende. Depende de qual tipo ou qual forma é usada, assim como também a frequência do consumo desse grão.

Por exemplo, a soja é consumida de varias formas: leite, sucos, patês, cozida, na forma de proteína texturizada e na forma fermentada. As três melhores formas de se consumir soja é o missô, que é uma pasta feita de soja fermentada; o tofu e o nattô. O que não é fermentado deve ser usado com mais cautela com pouca frequência ou se possível evita-los.

Aprenda a fazer outros leites vegetais. Clique aqui.

Fator antitripsina

Existe um fator chamado de antitripsina. A tripsina é um tipo de enzima que age nas proteínas que se encontram no bolo alimentar, e a soja sem ser fermentada, pode inibir a ação dessa enzima, causando problemas de absorção das proteínas porque ia tripsina foi inibida, possibilitando problemas pancreáticos.

O fitato de soja

O fitato ou ácido fítico é um anti nutriente presente na soja. Ele se associa ao cálcio, magnésio, ferro, cromo e o zinco do corpo, dificultando a sua absorção. Com isso as pessoas que fazem uso contínuo de soja podem ter deficiência desses elementos.

A soja é transgênica?

A soja atualmente é quase toda transgênica. É muito difícil encontra-la em seu estado primitivo, ou seja, orgânico. A soja transgênica contém um gen que a proteje dos efeitos nocivos do herbicida Roundup, com isso, é possível a aplicação do Roundup durante a fase de desenvolvimento da soja.

A soja transgênica não é de forma alguma mais produtiva que a convencional, ela não possui nenhuma outra qualidade que a possa diferencia-la a não ser a resistência ao herbicida.

Você pode tirar suas próprias conclusões! Faça do seu alimento o seu remédio!

“Todas as coisa me são lícitas mas nem todas convém, todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” 1 Coríntios 6:12

 

Quer saber mais sobre transgênicos? Clique aqui.

 

Assinatura_Alex

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...