O mito da vitamina B12: ela é realmente necessária?

PostB12

Existem muitos mitos sobre o vegetarianismo e um deles é exatamente sobre a vitamina B12 ou cobalamina. O preconceito, a desinformação e a falta de preparo dos profissionais médico/nutricionais têm contribuído para o aumento das polêmicas e os excessos de preocupações que giram em torno desse assunto.

A ADA (American Dietetic Association) e nutricionistas do Canadá em seu posicionamento sobre dietas vegetarianas de 2003,

declara que os profissionais de nutrição têm a responsabilidade de apoiar e encorajar os que demonstram interesse pelo consumo de uma dieta vegetariana.

Textos da ADA de 1997 afirmam que a dieta vegetariana pode ser usada em qualquer etapa da vida e mesmo assim ainda encontramos

críticas sobre a dieta vegetariana por profissionais ligados a área de nutrição, por incrível que pareça.

Onde encontramos a vitamina B12?

Infelizmente, essa vitamina tão importante para a nossa saúde só é encontrada em produtos de origem animal como leite, ovos, carnes, queijos e alimentos enriquecidos.

Como obte-la?

Então só existem três maneiras de se adquirir essa vitamina; pela ingestão dos produtos de origem animal, através de alimentos enriquecidos e suplementação oral ou injetável. A vitamina B12 é produzida exclusivamente por meio de bactérias e não são animais e nem vegetais, são bactérias que quando ingeridas pelos animais é produzida no seu trato intestinal.

Claro que devemos nos preocupar com a nossa saúde como um todo, mas quem é vegetariano estrito ou vegano  deve ter uma atenção maior em relação a ingestão em quantidade adequada da vitamina B 12 que é muito benéfica, mas quando não ingerida corretamente em quantidades satisfatórias que o corpo necessita acaba trazendo muitos prejuízos à saúde.

A manutenção dos níveis da B12 em nosso organismo é fundamental, basicamente para o sistema nervoso, formação do sangue e funcionamento adequada do acido fólico, mais conhecido como vitamina B9

Segue abaixo as doses recomendadas, podem ter variações segundo as fontes ingeridas.

Segundo a Food End nutrition Board 1998, as doses são valores em mcg/dia.

Gestantes vegans : Atenção !!! Suplementação é indiscutível !!  

0 a 6 meses 0,4
6 a 12 meses 0,5
1 a 3 anos 0,9
4 a 8 anos 1,2
HOMENS
09 a 13 anos 1,8
15 a 18 anos 2,4
19 a 50 anos 2,4
Mais de 50 anos 2,4
MULHERES
09 a 13 anos 1,8
15 a 18 anos 2,4
19 a 50 anos 2,4
Gestação 2,6
Lactação 2,8

Esses são os sinais e sintomas da deficiência da B12, um estudo feito na Índia com 95 pacientes todos vegetarianos, ao longo de 14 anos as queixas eram as seguintes:

  • Cefaleia 5%
  • Vômito 19%
  • Cansaço 33%
  • Parestesia – alteração da sensibilidade 11% – sensação de formigamento simétrica nos dedos das mãos e dos pés
  • formigamento
  • Dores generalizadas 19%
  • Perda de apetite 23%
  • Perda de peso 22%
  • Respiração curta 25%
  • Alteração da pigmentação da pele 8%
  • Diarreia 6%
  • Infertilidade 5%
  • Em 6% apenas a deficiência foi vista por hemograma (célula grande – megaloblástica).

Outras queixas eram rigidez muscular e fraqueza, dificuldade de micção, irritabilidade e perturbação de memória, depressão leve e até alucinações.

Mesmo diante de tantos problemas, há uma resposta muita rápida após 1 a 2 dias de ingestão da cobalamina já é possível ter uma melhora considerável dos sintomas.

O cuidado com a nossa saúde é imprescindível, portanto, coerência e bom senso são palavras chaves quanto ao cuidado da nossa alimentação, a ciência está a nosso favor, usamos com moderação.

Até a próxima!

Assinatura_Alex

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...