O mito do leite de vaca: saiba como substituí-lo

Sabe-se que o ser humano só produz a lactase (enzima especializada na transformação do leite em nutrientes) somente no período de aleitamento materno, ou seja, até no máximo 2 anos de idade. Depois deste período toda pessoa sempre terá, em maior ou menor grau, intolerância a lactose. Enquanto alguns podem apenas sentir um leve desconforto ou ter arrotos azedos outros podem ter severas dores abdominais e diarréias profundas.

Além disso, existem muitos outros problemas que o leite animal pode nos causar como: estimulação da produção de muco, aumentando os problemas respiratórios; estimulação da febre quando estamos doentes; aumento da ocorrência de diabetes tipo I. Porém apesar disto, a maioria das pessoas acredita que para obter o cálcio, ter ossos fortes e prevenir a osteoporose é preciso uma alimentação rica em leite e derivados. O interessante é que “nos países onde o consumo de leite é maior, maiores são os riscos de osteoporose”.

Fontes muitos superiores de cálcio e de outros nutrientes são encontradas em muitos outros alimentos vegetais como o gergelim, tofu (queijo de soja), feijão vagem, soja, nozes e amêndoas. Veja na tabela abaixo:

A lista abaixo está em miligramas (mg) por 100 gramas, em ordem decrescente de quantidade de cálcio:

Fonte

Calcio mg

Colesterol mg

Proteina g

Magnesio mg

Ferro mg

Fibra g

Sementes de gergelim

975,0

0,0

17,730

351,0

14,550

11,800

Tofu, cru, firme, preparado com sulfato de cálcio

683,0

0,0

15,780

58,0

10,470

2,300

Feijão vagem, sementes maduras, cruas

440,0

0,0

29,650

179,0

13,440

?

Tahini (Pasta de gergelim)

426,0

0,0

17,0

95,0

8,950

9,300

Soja, sementes maduras e cruas

277,0

0,0

36,490

280,0

15,700

9,300

Nozes, creme de amêndoas, puro, sem sal

270,0

0,0

15,080

303,0

3,700

3,700

Nozes, amendoas

248,0

0,0

21,260

275,0

4,290

11,800

Feijão branco, sementes maduras e secas, cru

150 a 240

0,0

23,360

190,0

10,440

15,200

Linhaça – sementes

199,0

0,0

19,500

362,0

6,220

27,900

Soja verde crua

197,0

0,0

12,950

65,0

3,550

4,200

Leite de ovelha cru, não fervido nem pasteurizado

193,400

27,0

5,980

18,360

0,100

0,0

Folhas de dente de leão

187,0

0,0

2,700

36,0

3,100

3,500

Nozes, castanha do Pará, seca

176,0

0,0

14,340

225,0

3,400

5,400

Couve, crua

145,0

0,0

2,450

9,0

0,190

3,600

Figos secos, crus

144,0

0,0

3,050

59,0

2,230

12,200

Salsinha

138,0

0,0

2,970

50,0

6,200

3,300

Couve crua

135,0

0,0

3,300

34,0

1,700

2,0

Leite de cabra crú, não aquecido

133,500

11,400

3,560

13,970

0,050

0,0

Leite  de vaca desnatado cru, não aquecido, não pasteurizado

123,0

2,0

3,410

11,0

0,040

0,0

Agriao cru

120,0

0,0

2,300

21,0

0,200

1,500

Leite de vaca integral, não aquecido

119,0

14,300

3,280

13,400

0,050

0,0

Semente de girassol

116,0

0,0

22,780

354,0

6,770

10,500

Nozes, avelã

114,0

0,0

14,950

163,0

4,700

9,700

Amendoim cru

106,0

0,0

26,150

188,0

3,910

9,500

Grãos-de-bico, sementes maduras, cruas

105,0

0,0

19,300

115,0

6,240

17,400

 

A lista é uma cópia do site: http://www.soystache.com/calcium.htm que por sua vez é baseada nos dados oficiais do USDA ( Depto. de Agricultura dos EUA).

Observe que enquanto o leite de vaca, cabra e ovelha tem entre 119 a 193mg em cada 100g de leite, o gergelim, por exemplo, possui 975 mg. A diferença é enorme e o mito, pela maior parte da sociedade, continua sendo grande!

Observe também que as fontes vegetais de cálcio não apresentam colesterol enquanto todos os leites de origem animal apresentam. Além disso, as fontes vegetais possuem muito mais proteínas, magnésio, ferro e fibras.

Ao fim deste artigo, fica evidenciado então, que o melhor para nossa saúde é fazer a substituição dos leites de origem animal por vegetais. Segue abaixo receitas simples e práticas de como fazer os leites vegetais:

Para cada 4 colheres de sopa de (linhaça, avelã, castanha de caju, castanha do pará, nozes, amêndoa, flocos de aveia, flocos de centeio, flocos de trigo, semente de girassol, semente de abóbora, arroz integral. O gergelim, e o amendoim são apenas 2 colheres.) bater no liquidificador com 1 copo de 250 ml de água. Para ficar mais cremoso deixe o cereal escolhido de molho no copo com a água durante a noite. Você também pode variar misturando 2 cereais juntos e acrescentar mel ou alguma fruta passa para adoçar ou ainda bater com uma fruta de sua preferência. Coe numa peneira e tome frio ou morno. Aproveite e delicie-se!

Por Fernanda Santos – Mente Saudável, vida feliz

Referência:

  • Dr. Silmar Cristo – Saúde e Longevidade em 12 passos. (2010).

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