Peixes: entenda por que eles estão contaminados e podem trazer muitas doenças

peixe_mercurio_omega3

Quando digo que sou vegetariano, ainda há pessoas que me perguntam :  “Mas peixe você come né?” Eu geralmente respondo “Peixe dá em árvore ? É vegetal ? rsrs

Brincadeiras à parte, é interessante notar como as pessoas se esquecerem que os animais marinhos e principalmente os peixes são animais sencientes e conscientes como qualquer outro, não é porque são de certa forma mudos que são inferiores e não mereçam nossa consideração. Já ouvi casos de pessoas que afirmavam categoricamente que peixes não eram animais! Espero que seja um caso isolado.  Os animais marinhos são extremamente inteligentes , possuem personalidade, tem emoções e sofrem como todos nós.  Segundo a bióloga marinha Victoria Braithwaite, não existe um motivo lógico por que as pessoas não devam tratar esses animais com a mesma consideração que dão aos mamíferos e pássaros . Por desconhecimento da senciência destes animais, a maioria dos peixes capturados morre em agonia -asfixiados, esmagados ou feridos.

Os peixes tem a fama de serem a carne, a proteína saudável, muito mais saudável que a carne vermelha ou de frango. São considerados o alimento “fit”. Mas quero mostrar a vocês que eles estão longe de ser isso. Muitas espécies são bastante gordurosas. Enquanto que 15-30% do peixe é ômega 3, dependendo da espécie, os outros 70-85% são nada menos que gordura saturada. E cada grama de gordura contém 9 calorias, sendo um fator de risco considerável para o sobrepeso e obesidade.

Talvez o problema mais conhecido com relação aos peixes é o mercúrio. E isso realmente é um problema. Vamos saber porquê ?

Antes de tudo, os peixes e frutos do mar são praticamente a única fonte de intoxicação por mercúrio. Eles vivem em contato com TODO o tipo de substância lançada nos mares e rios, incluindo: bactérias, fezes, toxinas, petróleo, lixo, óleo de transformador (PCBS),  e o tão temido mercúrio e diversos outros metais pesados. As pesquisas apontam que a poluição das águas por mercúrio mais que dobrou ao longo do século 20 e comendo ou tomando cápsulas de óleo de peixe você se expõe ao mercúrio.

O mercúrio inorgânico é lançado nas águas ( rios, correntes e oceanos) e devido à ação microbiana, ele se converte em sua forma mais tóxica: o mercúrio orgânico ou metilmercúrio que será absorvido pelos animais marinhos através da água e de sua alimentação e se acumulará em seus tecidos. E claro, os peixes que se alimentam de outros peixes serão os que terão a maior concentração de mercúrio; entre eles : atum, salmão e sardinha.

Estudos recentes mostram que o mercúrio está presente mesmo em regiões menos industrializadas como a Amazônia brasileira e peixes tradicionais da região como tucunaré, cação, pescada branca e tainha-curimã já estão contaminados com uma concentração acima do nível considerado tolerável pela OMS de 0,5mg/kg.

A concentração de mercúrio no organismo pode causar danos ao coração, rins, sistemas nervoso e imunológico, inflamações, coágulos no sangue e disfunção muscular, tremores, disfunções motora, perda de memória, audição e visão, dificuldade de aprendizagem e depressão.

Hoje , já temos completa evidência de que podemos obter o ômega 3 encontrado nos peixes numa alimentação natural e vegetariana e não há evidências conclusivas de que o peixe ou o seu óleo sejam bons pra saúde do coração ou a saúde em geral. O peixe é o mais contaminado de todos os alimentos.

 

E lembrem-se : Vegetais associados a um estilo de vida saudável sempre serão o melhor caminho para a prevenção, redução e cura de doenças e problemas de saúde. A recomendação vem do Criador  “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto e dê semente; isto vos será para mantimento.” Gênesis 1:29 

 

Referências

Vidoto, Marcia Lobo. Saúde nua e crua: Alimentos na Prevenção e Cura de Doenças, Peso Ideal e Qualidade de Vida. 3.ed. Cotia, São Paulo,2015.

http://inhabitat.com/35-facts-that-will-make-you-never-want-to-eat-fish-again/

 

Assinatura_Gustavo

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...