Agrotóxicos: é possível eliminá-los dos alimentos?

Lucianne_Agrotóxico

Hoje o tema é levemente polêmico. É possível eliminar os agrotóxicos dos alimentos?!

Algumas pessoas dizem que sim, é possível. Outras dizem que não, não é possível. Como agrônoma, eu digo que é um meio termo! Nem sim, nem não…

O que acontece, é que, quando uma fruta ou uma verdura recebe o agrotóxico, este pode cair diretamente na parte em que comemos.

Por exemplo: morango! O morango é uma das culturas que mais recebe agrotóxicos, e, muitas vezes, diretamente na fruta. A maça é outro exemplo. Nas verduras temos as folhosas (couve, alface, rúcula…), e os tubérculos (batata, cenoura…).

Devemos lembrar que os cultivos não orgânicos (ou tradicionais), há uma carga muito grande de uso de pesticidas, o qual é absorvido pela planta.

Então o que se pode fazer para minimizar tal fato?

Seguem algumas dicas:

1) Lavar MUITO bem os alimentos: água e sabão já ajuda bastante;

2) Remover a casca: a casca é uma proteção dos alimentos, e é onde há a maior concentração de químicos;

3) Para as folhosas: solução de água sanitária ou vinagre ou bicarbonato de sódio + água (como nossas avós sempre faziam)

4) Spray de bicarbonato e limão: 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água (cerca de 250 ml). É só misturar todos esses ingredientes por cerca de 15 minutos e depois lavar bem;

Lembrando sempre: Não lave frutas e legumes antes de armazenar, pois isso faz com que se estraguem mais rápido, já que a umidade favorece os microrganismos e bactérias! E também não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito!

Lembre-se que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, ou seja, além dos benefícios à sua saúde, também há o estímulo a esse tipo de agricultura que não agride o meio ambiente!

Assinatura_Lucianne

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...