Agrotóxicos: é possível eliminá-los dos alimentos?

Lucianne_Agrotóxico

Hoje o tema é levemente polêmico. É possível eliminar os agrotóxicos dos alimentos?!

Algumas pessoas dizem que sim, é possível. Outras dizem que não, não é possível. Como agrônoma, eu digo que é um meio termo! Nem sim, nem não…

O que acontece, é que, quando uma fruta ou uma verdura recebe o agrotóxico, este pode cair diretamente na parte em que comemos.

Por exemplo: morango! O morango é uma das culturas que mais recebe agrotóxicos, e, muitas vezes, diretamente na fruta. A maça é outro exemplo. Nas verduras temos as folhosas (couve, alface, rúcula…), e os tubérculos (batata, cenoura…).

Devemos lembrar que os cultivos não orgânicos (ou tradicionais), há uma carga muito grande de uso de pesticidas, o qual é absorvido pela planta.

Então o que se pode fazer para minimizar tal fato?

Seguem algumas dicas:

1) Lavar MUITO bem os alimentos: água e sabão já ajuda bastante;

2) Remover a casca: a casca é uma proteção dos alimentos, e é onde há a maior concentração de químicos;

3) Para as folhosas: solução de água sanitária ou vinagre ou bicarbonato de sódio + água (como nossas avós sempre faziam)

4) Spray de bicarbonato e limão: 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água (cerca de 250 ml). É só misturar todos esses ingredientes por cerca de 15 minutos e depois lavar bem;

Lembrando sempre: Não lave frutas e legumes antes de armazenar, pois isso faz com que se estraguem mais rápido, já que a umidade favorece os microrganismos e bactérias! E também não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito!

Lembre-se que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, ou seja, além dos benefícios à sua saúde, também há o estímulo a esse tipo de agricultura que não agride o meio ambiente!

Assinatura_Lucianne

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...