Dicas práticas de como montar uma horta

Lucianne_HortaCasa

Olá! Hoje vou dar umas dicas de como montar uma horta em casa! É mais simples do que muita gente imagina.

Primeiramente, é preciso preparar a terra. Para isso, você deve pegar a sua terra e peneirar (para separar qualquer pedra ou outro material maior) para deixá-la bem uniforme.

Depois disso, você vai precisar de vasos/potes/garrafas/xícaras, qualquer lugar onde você possa plantar.

Para preparar o local que irá receber a terra é aconselhável colocar um pouco de pedras (tipo brita) no fundo, mas não é item indispensável! Se você não tiver, não tem problema!

É sempre aconselhável colocar um pouco de matéria orgânica (por exemplo: folhas, estrume de vaca ou de carneiro – nunca de cavalo, etc.) no meio do seu vaso.

Então a ordem seria: pedra (opcional), terra, matéria orgânica (adubo) e terra.

Depois disso é só semear a sementinha ou plantar a mudinha!

Para as sementes, tem que fazer um buraco bem raso na terra, de no máximo de 1 cm! Já para as mudas, é só “cavocar” no centro do recipiente, inserir a muda e completar com terra!

Mas, caso o orçamento esteja meio curto, e a vontade de ter vegetais orgânicos em casa seja muito grande, tem uma maneira alternativa para os vasos (que geralmente saem um pouco caro…). A opção seria o uso de embalagens PET cortadas.

hortavertical2Procurando no google encontrei algumas imagens sobre isso! É bem fácil de se fazer e pode ser uma maneira de integrar toda a família com o preparo da horta!

Depois de tudo plantado, é a hora mais angustiante, esperar que as sementes nasçam! Para que isso ocorra de maneira satisfatória é importante molhar a terra ao menos uma vez por dia. Mas não é preciso encharcar, senão a semente morre e não nasce nada…

image1

Além de molhar, têm que deixar em um lugar com luz solar!

Depois da germinação da semente, e quando a plantinha começar a crescer, é a hora de cuidar dos insetos e das ervas daninhas.

Para os insetos, não se desespere! Uma infusão de canela com cravo para as formigas, e uma infusão de casca de cebola e casca de alho para os outros insetos! Mas antes disso, veja se eles são insetos do “bem” ou “do mau”. Se o inseto está lá na sua plantinha, mas sem destruí-la (como por exemplo, aquelas joaninhas vermelhas e gordinhas), é um inseto do bem! Ele é um inimigo natural, ou seja, “come” apenas os insetos que destroem as plantas.

Agora, se a sua plantinha está com cochonilhas ou ácaros (é bem fácil de ver… cochonilhas formam uma massa normalmente branca e os ácaros são pontinhos que se mechem e se reproduzem numa velocidade surpreendente), está na hora de usar sua infusão de cascas! Essa infusão deve ser feita preferencialmente de manhã, para ser aplicada ao final do dia.

Uma plantinha saudável não terá problemas com insetos! Ou seja, se a adubação tiver correta, o solo bem aguado e bem drenado, e tiver uma boa incidência de luz solar, sua horta terá de tudo para ir de vento em popa!!!

Tem alguma outra dica? Ou então ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim! 🙂

Assinatura_Lucianne

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...