Empadão de palmito sem leite e ovos

Oi! Deixa eu me apresentar primeiro…

Meu nome é Lucianne, sou vegetariana há três anos, minha família finge que aceita e eu finjo que acredito que eles aceitam.

Sou engenheira agrônoma por formação, estudante de direito e ambientalista!

Moro no interior do Paraná, e tenho algumas dificuldades para encontrar produtos vegs de qualidade, então sempre rola uma adaptação aqui e ali! (quando você come coisa boa, não quer mais saber dos enlatados).

Quando me tornei vegetariana, meu grande problema foi como substituir os alimentos. Como sempre vai gente na minha casa, eu ficava MUITO preocupada com o que fazer de almoço/lanche/janta para os meus amigos carnívoros, pois sempre existe aquele “pré-conceito” com refeições vegs.

Sempre gostei de testar coisas na cozinha, e sempre que tenho oportunidades tento inventar alguma coisa nova! Essa receita é uma adaptação de uma receita adaptada de uma amiga minha. E toda vez que eu faço é sucesso garantido!

Uma receita muito saborosa, bem fácil de fazer e não vai nenhum alimento de origem animal! Leva em torno de 1 hora, no máximo, pra ficar pronta.

Mas, chega de blábláblá e vamos à receita!!

EmpadaoPalmitoEMPADÃO DE PALMITO

Ingredientes:

MASSA:

  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de linhaça de molho em 4 colheres de água por 20 minutos. (originalmente eram dois ovos, essa receita da linhaça substitui bem);
  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (de preferência integral);
  • 500 g de gordura vegetal com sal recém-tirada da geladeira (se você não usa mais gordura vegetal, clique aqui para encontrar uma opção de massa usando azeite);
  • Um fio de azeite de oliva.

 

RECHEIO:

  • 1 xícara (chá) de molho de tomate (melhor se for caseiro!!!);
  • 1 cebola média cortada em cubinhos;
  • 1 vidro de palmito (aqueles que já vem cortadinho);
  • 1 xícara (chá) de azeitona verde picadinha (opcional);
  • 2 pacotinhos de champignon (opcional);
  • 2 tomates com pele e sem sementes cortadinhos;
  • 200 ml da água do vidro de palmito;
  • Temperos a gosto.

 

Modo de Preparar:

MASSA:

Misture um pouco mais da metade da margarina com os demais ingredientes, até dar ponto mexendo com a ponta dos dedos delicadamente, até que consiga apertar e moldar, como se fosse uma massinha de modelar, ou até soltar da mão. Um segredo é ir colocando a margarina aos poucos, até completar a medida ou até dar o ponto. Pode ser que vá um pouquinho mais de farinha. Reserve.

RECHEIO:

Coloque numa panela um pouco de azeite e a cebola picada e leve ao fogo médio até a cebola murchar. Adicione os tomates cortados, o molho de tomate, os temperos e o sal, leve ao fogo médio e refogue. Quando o tomate já estiver murcho, coloque o palmito (com a água), o champignon, as azeitonas, e espere ferver. Depois de ferver e dar uma engrossada, desligue o fogo e deixe esfriar.

MONTAGEM:

Com as mãos, pegue pequenas porções de massa (feita acima) faça bolinhas e estique na palma da mão. Vá colocando as massinhas esticadas numa assadeira untada com margarina (gordura vegetal ou óleo) forrando o fundo e as laterais. Cubra o empadão com bolinhas de massa achatadas lado a lado.

Se você tiver mais habilidade, dá pra abrir a massa com um rolo e fazer ela por inteiro na forma (aí ela fica bem fininha e bem crocante).

Pincele com margarina derretida e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por 30 a 40 minutos. Retire do forno, tire uma foto para mostrar para os amigos e se delicie!!!

Assinatura_Lucianne

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...