Aprenda a germinar o grão de bico

Renata_Germinacao

Hoje quero dividir com vocês minha experiência em germinar grão de bico.

Pra quem não sabe a germinação é o inicio do processo que leva a semente a se tornar uma planta, e que aumenta seus valores nutricionais. Muitos alimentos podem ser germinados, tais como: soja, lentilha, grão-de-bico, sementes de abobora entre outros.

Estudos científicos afirmam que, com a germinação os teores de proteína do alimento aumentam muito, melhorando sua qualidade e reduzindo os fatores antinutricionais existentes.

Alguns dos benefícios dos alimentos germinados são: aumento da disponibilidade de mineiras, aumento na quantidade de fibras, aumento de vitaminas como a C e a B12 (muito importante para os vegetarianos estritos)…

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Abaixo coloco o passo a passo de como germinei meus grãos de bico:

1)     Coloquei o grão-de-bico em uma vasilha de vidro e enchi de água. É preciso deixar colocar mais do que o dobro de agua da quantidade do grão-de-bico, pois com a hidratação os grãos aumentam de tamanho. Deixei o grão-de-bico imerso na agua de 6 a 8 horas. Eu coloquei a noite, para que ele dormisse imerso na água.

2)     Após este período, tirei a água, lavei bem os grãos e deixe o pote repousar inclinado sobre um escorredor.

3)     Ao longo do dia fui lavando os grãos, em vários momentos.

4)     De noite, lavei novamente, enchi o recipiente de água e deixei os grãos dormirem na agua mais uma vez.

5)     Repeti estes procedimentos até que começaram a aparecer uns brotinhos brancos. Este processo levou cerca de 3 dias. Mas o tempo de germinação depende de muitas coisas.

DSCN1230

DSCN1240DSCN1247

Com os grãos de bico germinados eu fiz duas receitas. Fiz salada de grão de bico para nosso almoço e fiz também uma pasta que usamos para passar no pão.  Mas você pode usar os grãos para muitas outras receitas que você escolher.

Foi uma experiência muito distante ao nosso estilo de vida atual, onde tudo tem que ser muito rápido e instantâneo. Porém foi uma experiência extremamente rica.  Esperar cerca de três dias para ter um alimento pronto foi sem dúvida um exercício de contemplação da obra de Deus.

Foi muito bom este processo de ver os grãos germinares… a cada nova lavada ou troca de água era possível ver a transformação dos grãos e testificar dos milagres de Deus na nossa vida diária. Foi muito bom também para o meu filho, pois juntos pudemos observar a germinação e aprendermos muitas coisas, além de poder falar para  sobre a criação, o poder e amor de Deus.

Quanto ao sabor é diferente do do grão de bico cozido, tem um gosto que se assemelha mais a uma semente, mas não é ruim. A salada, por exemplo, ficou muito gostosa e a crocancia dos grãos deram um toque bem especial a nossa refeição.

É uma experiência que eu super recomendo.

Assinatura_Renata

[adrotate group="1"]