Como montar um lanche vegetariano para seu filho

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Começo de ano, volta as aulas e muitas coisas pra se preocupar e colocar novamente na rotina, dentre elas está a preparação do lanche escolar de nossos pequenos.

Com tantas ofertas de guloseimas “deliciosas” cheias de açúcares e gorduras que existem por aí, fica muito difícil educarmos nutricionalmente as crianças, porém esta é sem dúvida uma função primordialmente dos pais.

É dever dos pais cuidar que os filhos formem hábitos conducentes à saúde, poupando-se assim muito aborrecimento. Testimonies, vol. 4, pág. 502. 

Entendo também que com a correria do dia-a-dia é muito tentador para os pais lançarem mão de opções industrializadas para facilitar a vida na hora de prepara a lancheira dos filhos. Mas é muito importante que os pais e educadores se atentem para esta questão, pois uma má alimentação pode prejudicar não só a saúde de nossos filhos, mas também seu desenvolvimento físico, cognitivo e espiritual.

Muitos parecem não compreender a relação que o espírito tem com o corpo. Se o organismo é embaraçado por alimento impróprio, são afetados o cérebro e os nervos.  Conselhos sobre regime alimentar.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo mostrou que um dos lanches mais comuns entre as crianças, a bisnaguinha, têm mais gordura do que o dobro de gorduras dos pães de forma tradicional e ainda faltam fibras. Isso sem falar na quantidade de açúcar, químicas e conservantes que este e tantos outros alimentos industrializados possuem.

Eu me esforço bastante para preparar lanches saudáveis todos os dias para meu filho e evitar ao máximo os industrializados, dái com esse ritmo de volta as aulas, decidi dividir aqui com vocês algumas opções que costumo enviar de lanche e fica de sugestão para quem estiver buscando novas ideias:

Pães Integrais: Para os lanches, sempre opto por pães integrais caseiros, desta forma aumento a ingesta de fibras deles e diminuo a ingesta de conservantes e produtos químicos.

Recheios Vegetarianos: Como não como alimentos de origem animal, costumo rechear os lanches com patês e maioneses caseiros, queijos vegetais de tremoço, castanhas… , húmus. Geleias caseiras e pasta de amendoim também são boas opções de recheios… Eu não uso muito porque aqui em casa não gostamos muitos de pães com recheios doces.

Hambúrgueres Vegetarianos: Quando sobra algum hambúrguer vegetal de alguma refeição, aproveito também para fazer de recheio do lanche. Costumo fazer hamburguers de lentilha e berinjela, ficam deliciosos.

Verduras e Legumes: Uma boa dica é enriquecer os lanches com tomates, alfaces, cenoura ralada e outros legumes. Além de aumentar o sabor, ficam coloridos e bem mais saudáveis.

Frutas: Frutas também são ótimas opções para o lanche. Opto por aquelas que são mais fáceis de carregar como maçã, banana, pera… Mas as vezes seguem potinhos com frutas picadas como manga, mamão, melancia, morangos.

Pipoca: Um lanche que meu filho curte muito e é muito fácil de fazer é pipoca. Mando dentro de um saquinho bem fechado e na hora do lanche ela ainda está bem crocante. É sucesso garantido.

Bolos: Quando eu faço bolos vegetarianos sempre separo um pedaço para enviar no lanche.

Sucos: Bebidas eu quase nunca envio, mas quando envio tento que sejam sucos naturais. Mas sempre mando uma garrafinha com agua para que ele possa beber durante o dia.

Tenho certeza que além destas sugestões existem muitas outras de alimentos saudáveis que podemos dar aos nossos filhos. Se você tem outras ideias deixe seu comentário aqui.

Assinatura_Renata

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