Tipos de Argila e Suas propriedades

A argila é um recurso natural, criado por Deus, disponível a qualquer pessoa. É bem verdade que quem mora nas grandes cidades, talvez não tenha acesso tão facilitado a este recurso como quem mora em meio a natureza, porém atualmente é possível encontra-la facilmente em lojas que vendem produtos naturais a custos baixos.

De maneira geral a argila é composta por minerais e por oligoelementos e é exatamente a proporção destes elementos que definirá a cor e as propriedades especiais dos tipos de argila. A argila tem grande benefício curativo, o que se explica pelo fato de sua composição química favorecer trocas de elétrons capazes de neutralizar radicais livres, impedindo a oxidação de moléculas, tanto internas quanto externas de nosso organismo. Por isso a argila é muito usada em tratamentos naturais, mas ela também pode ser usada como cosmético natural.

Dentre as propriedades da argila, podemos citar: antioxidante, protegem as células do envelhecimento, absorve toxidades, combate inflamações, nutre e limpa a pele, ativa a circulação, entre outras…

Na maioria dos casos, a argila deve ser aplicada fria na pele, em camadas de pelo menos 5 centímetros e coberta para que o ar exterior não interfira em sua temperatura. Ela pode ser aplicada misturada com agua, mas também com chás de ervas curativas ou óleos essenciais, que farão potencializar suas propriedades específicas. Para bons resultados, as aplicações externas devem durar de 30 minutos a 1 hora.

São muitas as variedades de argila, mas os tipos mais comuns no Brasil são a argila branca e a preta, sendo a preta uma das com maiores poderes antioxidantes pela quantidade de microminerais.

 Vejamos alguns tipos de argilas e suas  propriedades:

– Argila Branca: Combate inflamações, nutre e tonifica a pele.

– Argila Preta: Neutraliza radicais livres, nutre, oxigena, destrói inflamações, tumores, intensifica a circulação local, estimula o colágeno e a elastina, combate fungos.

– Argila Cinza: Hidrata, nutre e firma a pele.

– Argila Verde: Antisséptica, cicatrizante, anti-inflamatória, muito indicada para peles acneicas.

– Argila Rosa: Atua na circulação, combate flacidez, absorve toxinas.

O tratamento com argilas chama-se geoterapia. Se você gostou do assunto e quer saber mais, acesse também este link e aprenda alguns tratamentos naturais que podem ser feitos com argila. http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/geoterapia-a-argila-como-tratamento-natural/

Que Deus nos abençoe e nos ajuda a cada vez mais fazer uso de Seus recursos naturais para nossa saúde e bem estar.

Se você já teve alguma experiência com argila, conte para nós nos comentários.

Assinatura_Renata

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...