Pólen e os 8 aminoácidos essenciais

O pólen é coletado das flores pelas abelhas e tem sido incorporado na alimentação humana por tratar-se de um alimento natural, rico em nutrientes com diversas propriedades terapêuticas.

Os grãos de pólen são constituídos por milhares de corpúsculos microscópicos que contém aminoácidos, lipídios, vitaminas, flavonóides, oligoelementos, minerais e fibra. Nele encontram-se os 8 aminoácidos essenciais para o homem, sendo muito elevado o valor biológico de suas proteínas.

A presença de fibras e ácidos graxos não saturados no pólen exerce uma influência sinérgica sobre a redução do colesterol, favorecida pela capacidade de um dos esteróis, como o Sitosterol, capaz de reduzir sua síntese a nível do intestino delgado. Por outra parte, os esteróis vegetais presentes no pólen são essenciais para a formação de hormônios esteróides. Nenhum outro alimento possui tantas vitaminhas como o pólen, de onde se sobressaem as do complexo B, C e os carotenos (pro vitamina A).

Rico em minerais como potássio, ferro e cálcio, o pólen torna-se uma valiosa fonte de oligoelementos como o Selenio (cofator da glutationa peroxidase, importante enzima antioxidante), o magnésio, zinco, cobre e outros.

Entre outras propriedades do pólen se destacam: sua valiosa capacidade nutricional, seu poder revitalizante, energizante e antioxidante, o que leva a uma aplicação em pessoas submetidas a um grande esforço físico e intelectual, ou com uma alimentação insuficiente.

O pólen torna-se um complemento altamente valioso em pessoas com problemas reumáticos, colesterol alto, prostatismo, enfermidades da pele, anemias e em pessoas que estão de dietas de emagrecimento. Em 1992 foi realizado um estudo na Universidade John Hopkins (EUA), onde os autores comprovaram que ao suplementar a dieta dos idosos com moderadas quantidades de micronutrientes presentes no pólen, houve uma melhora na imunidade e uma redução do risco de infecções. Outro uso do pólen está baseado em sua capacidade desintoxicante do sistema hepático, sendo útil em pessoas que estão deixando o alcoolismo.

Uma boa maneira de utilizar o pólen granulado é dissolver de 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 gramas) em um copo com água ou outro líquido de sua escolha, e tomá-lo depois de 30 minutos. Para melhorar os resultados, é importante consumí-lo pela manhã e/ou pela tarde em jejum.

Por Roger C. Oliveira – Eu Recomendo!

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...