Pólen e os 8 aminoácidos essenciais

O pólen é coletado das flores pelas abelhas e tem sido incorporado na alimentação humana por tratar-se de um alimento natural, rico em nutrientes com diversas propriedades terapêuticas.

Os grãos de pólen são constituídos por milhares de corpúsculos microscópicos que contém aminoácidos, lipídios, vitaminas, flavonóides, oligoelementos, minerais e fibra. Nele encontram-se os 8 aminoácidos essenciais para o homem, sendo muito elevado o valor biológico de suas proteínas.

A presença de fibras e ácidos graxos não saturados no pólen exerce uma influência sinérgica sobre a redução do colesterol, favorecida pela capacidade de um dos esteróis, como o Sitosterol, capaz de reduzir sua síntese a nível do intestino delgado. Por outra parte, os esteróis vegetais presentes no pólen são essenciais para a formação de hormônios esteróides. Nenhum outro alimento possui tantas vitaminhas como o pólen, de onde se sobressaem as do complexo B, C e os carotenos (pro vitamina A).

Rico em minerais como potássio, ferro e cálcio, o pólen torna-se uma valiosa fonte de oligoelementos como o Selenio (cofator da glutationa peroxidase, importante enzima antioxidante), o magnésio, zinco, cobre e outros.

Entre outras propriedades do pólen se destacam: sua valiosa capacidade nutricional, seu poder revitalizante, energizante e antioxidante, o que leva a uma aplicação em pessoas submetidas a um grande esforço físico e intelectual, ou com uma alimentação insuficiente.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

O pólen torna-se um complemento altamente valioso em pessoas com problemas reumáticos, colesterol alto, prostatismo, enfermidades da pele, anemias e em pessoas que estão de dietas de emagrecimento. Em 1992 foi realizado um estudo na Universidade John Hopkins (EUA), onde os autores comprovaram que ao suplementar a dieta dos idosos com moderadas quantidades de micronutrientes presentes no pólen, houve uma melhora na imunidade e uma redução do risco de infecções. Outro uso do pólen está baseado em sua capacidade desintoxicante do sistema hepático, sendo útil em pessoas que estão deixando o alcoolismo.

Uma boa maneira de utilizar o pólen granulado é dissolver de 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 gramas) em um copo com água ou outro líquido de sua escolha, e tomá-lo depois de 30 minutos. Para melhorar os resultados, é importante consumí-lo pela manhã e/ou pela tarde em jejum.

Por Roger C. Oliveira – Eu Recomendo!

[adrotate group="1"]