É possível ser o único vegetariano da casa? Como preparar os alimentos e lidar com a família? – por Tatiana Cornieri

Hoje em dia, a maior parte das pessoas tem buscado adotar um estilo de vida saudável por meio de uma alimentação mais equilibrada, incluindo em seu cardápio maior quantidade de produtos integrais, frutas, verduras, legumes, castanhas, etc.

Pensando em cuidar melhor da saúde – seja física e/ou espiritual – muitos optam pelo regime alimentar vegetariano. Hoje existem varias ramificações do regime alimentar vegetariano, sendo os mais comuns os veganos e os ovolactovegetarianos. Basicamente, o vegetarianismo consiste num cardápio constituído por produtos de origem vegetal; porém, os produtos de origem animal – principalmente os que contenham algum tipo de carne – são abolidos deste cardápio.

Quando uma pessoa anuncia que passou a adotar o estilo de vida vegetariano, o restante da família normalmente pensa que o prazer em comer acabou para aquele indivíduo; que ele passará a comer uma comida sem graça, sem sabor nem cor, que vai viver apenas de salada… Pobre engano! Embora o vegetarianismo seja bem mais divulgado atualmente, muitos não sabem que o cardápio vegetariano é colorido, saboroso, econômico e muito rico nutricionalmente.

Por experiência própria, posso garantir que dá para ser o único vegetariano em uma casa. O segredo para o bom convívio entre pessoas que possuem hábitos diferentes é o respeito. Ainda hoje é comum ver pessoas que tem a mente mais fechada quando o assunto é alimentação, carne, vegetarianismo… Por isso, evite fazer de seu regime alimentar um ponto de conflito, mesmo que você seja vítima de alguma provocação. Como vegetarianos, desejamos ser respeitados em nossa escolha alimentar; porém, mesmo cientes de que este cardápio seja mais saudável, devemos respeitar aqueles que possuem uma alimentação diferente da nossa. Com amor, bom-senso e sabedoria, devemos vivenciar os benefícios que nossa escolha alimentar nos proporcionará. Esta conduta permitirá que, com o tempo, as pessoas aceitem nosso posicionamento em relação à alimentação.

Quando estamos em transição para o regime alimentar vegetariano, é comum surgirem dúvidas com relação ao preparo dos alimentos. Porém, o preparo deste tipo alimento é simples; apenas requer um pouco mais de tempo no início, quando receitas serão experimentadas até encontrar aquelas que melhor agradam ao paladar.

Além disso, é possível preparar vários alimentos (almôndegas, bifes, quibes, bolos, tortas, apenas citando alguns) e congelá-los: desta forma, você terá alimentos vegetarianos sempre à mão para seu consumo. Com o tempo, você pode compartilhar receitas e ensinar para outras pessoas de sua família como preparar verdadeiras delícias vegetarianas.

Vale lembrar também que hoje em dia o acesso a produtos vegetarianos, como leite de soja, tofu, carne vegetal, salsichas, proteína de soja, etc., é bem mais fácil e acessível. Isso representa um benefício e facilidade enormes para os vegetarianos.

Você já experimentou alguma receita vegetariana? Acesse nossa seção de receitas e conheça as inúmeras e deliciosas opções de alimentos vegetarianos que podem ser preparados.

Por Tatiana Cornieri – Sob Medida

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