A importância do sono para a saúde – por Juliana Oliveira

Algumas pessoas gostam muito de trabalhar e realizar diversas atividades à noite. Acreditam que o corpo está mais disposto e que irão render de forma mais produtiva se desempenharem as tarefas quando o Sol já se pôs. Nas grandes cidades é comum os empregados estenderem seus expedientes ou marcarem reuniões para depois do horário comercial.

Outras pessoas dormem 8 horas por dia, descansam bastante e estão muito ativas e motivadas durante a manhã. Seu raciocínio funciona melhor nas primeiras horas de trabalho e quando o Sol se põe já estão se preparando para irem pra cama. As pessoas desse segundo grupo são a minoria e dão ao sono tal importância que muitas vezes deixam de fazer alguma atividade tarde da noite para cuidar desse aspecto tão importante da saúde.

Mas afinal, qual horário é o mais apropriado para dormir?

“…o sono é muito mais valioso se antes da meia noite. Duas horas dormidas antes da meia-noite valem mais que quatro horas após a meio-noite.” 7 Manuscript releases, p. 224.

Devemos comer pouco antes de deitar?

“Em resultado de tomar ceias tardias, o processo digestivo é continuado através do período de repouso. Mas, embora o estômago trabalhe constantemente, sua função não é bem feita. O sono é mais vezes perturbado por sonhos desagradáveis, e pela manhã a pessoa acorda sem se haver descansado, e com pouco apetite para a refeição matinal. Quando nos deitamos para repousar, o estômago já devia ter concluído a sua obra, a fim de, como os demais órgãos do corpo, fruir repouso. Para as pessoas de hábitos sedentários, as ceias tarde da noite são particularmente nocivas. Para essas, as desordens criadas são geralmente o começo de doenças que findam na morte.” Ciência do Bom Viver, p. 303 e 304.

Veja algumas dicas práticas para melhorar a qualidade do seu sono:

  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
  • Prepare-se para dormir. Relaxe e ore para controlar a tensão do dia.
  • Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Lembre-se de que o exercício pouco antes do horário de dormir poderá gerar insônia.
  • Faça apenas refeições leves à noite. Uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono. Prefira frutas e os cereais integrais.
  • Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou trabalhar. Esses hábitos são desfavoráveis ao sono.
  • A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro de altura mediana apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão também é fundamental!
  • Não beba grande quantidade de líquidos antes de deitar e, até mesmo durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
  • Tenha um dia de repouso (Gênesis 2:3). Aproveite esses momentos para estar em família e relaxar em meio à natureza. Contemplando a Deus e a obra de Sua criação, todas as forças físicas, mentais e espirituais serão renovadas.

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Por Juliana C. Oliveira – Saúde Emocional

 

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