5 Alimentos Estimulantes que Prejudicam a Saúde

Jaque_Estimulantes

Açúcar

Por ser um alimento extremamente processado, acaba sendo muito concentrado, o que gera uma sobrecarga no organismo. O refinamento elimina muitos nutrientes essenciais contidos na matéria-prima integral. Seu uso desenfreado pode afetar o sistema imunológico, deixando a porta aberta para vários problemas de saúde.

Por ser refinado, o açúcar branco é absorvido rapidamente pelo organismo, gerando um aumento abrupto de glicose no sangue, ou seja, falsa sensação de energia. Em seguida, o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina para baixar o índice glicêmico. Esse processo é acompanhado de súbita depressão e cansaço, fazendo-se necessário uma nova dose de estímulo. Com o passar do tempo, todas essas alterações realizadas, repetidas vezes, deterioram os mecanismos que regulam o metabolismo e esgotam o sistema nervoso.

 

Café

Muito utilizado para aumentar o desempenho físico e mental, esse estimulante de sabor amargo acelera o sistema nervoso central, faz você se sentir mais acordado, alerta e com mais energia. ATENÇÃO! Embora pareça comportar-se como um estimulante da atividade cerebral, na verdade ele provoca a redução da taxa de oxigenação à nível neural.

Outro fator interessante é que a cafeína provoca um aumento da produção de ácido clorídrico, gerando irritação da mucosa gástrica.

Age ainda como diurético, sendo responsável por uma perda substancial de minerais, aminoácidos e vitaminas essenciais. Essa desvitalização prejudica drasticamente o organismo, estimula o envelhecimento precoce, além de estar relacionada com vários tipos de câncer e doenças.

 

Cacau em Pó

A teobromina e tiramina, substâncias presente nesse alimento, estimulam consideravelmente a produção do neurotransmissor serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. Mas não se engane, existem diversos estudos que apontam que a região do cérebro ativada com o consumo do chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína, ou seja, vicia e causa dependência.

 

Carnes

Você só se sente satisfeito se tiver um pedaço de carne no prato? A fome só é saciada quando existe o peso da carne no estômago? A decomposição de qualquer tipo de carne envolve uma série de bactérias, toxinas e dias para acontecer. Enquanto isso, o organismo acaba absorvendo essas substâncias e envenenado a sua corrente sanguínea, o que leva a uma série de doenças. Permanecer nesse vício apenas pelo SABOR não deve ser a justificativa para continuar se intoxicando.

Álcool

O uso de bebidas alcoólicas provoca uma diminuição no processamento dos nutrientes pelo organismo. Com certeza você já ouviu essa frase: “Cerveja faz bem pois, além de ser fermentada, é produzida a partir de um vegetal.” Cuidado! Apesar de parecer uma bebida inofensiva para quem bebe “moderadamente”, o câncer de cólon ou do intestino grosso vem sendo relacionado ao consumo de cerveja.

Por atingir rapidamente a corrente sanguínea, o álcool causa euforia e excita o sistema nervoso. Após atingir o pico máximo, vai regredindo e causando depressão no organismo, que sempre precisa de mais uma dose ou de uma bebida mais forte para alcançar os mesmos efeitos.

Todos os alimentos ou bebidas que colocam você em um círculo vicioso, que fazem parecer indispensáveis no dia a dia, podem ser estimulantes e prejudiciais para o organismo. Além dos alimentos apresentados, você possui algum alimento do qual não consegue se livrar? Deixe-nos saber e tornar sua vida mais natural e saudável!

Lembre-se: “Portando, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10-31

Assinatura_Jaqueline

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...