Chia: 12 benefícios para turbinar seu estilo de vida

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Neste artigo, aprenderemos não somente os benefícios da chia, mas também algumas receitas. Essa maravilhosa semente, que virou moda por estar associada a emagrecimento, ainda não é cultivada no Brasil, mas podemos tirar vantagens dela durante o ano todo e, também, dar uma variada no cardápio.  A chia é cultivada, principalmente, na América Central e na Colômbia, e é rica em nutrientes, sendo considerada um superalimento, embora eu acredite que todos os alimentos feitos pelo nosso Criador sejam superpoderosos, se usados da maneira correta. Confira a lista que fizemos para vocês e anote as receitas para saber como aproveitar essa semente em seu dia a dia.

  1. 2x mais Potássio que uma banana: Esse mineral é o terceiro em abundância no nosso corpo e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, ou seja,a chia faz bem para o coração.
  2. 2x mais Proteína que qualquer verdura: Proteínas provenientes de vegetais revelam melhor digestão e, também, são uma excelente opção para pessoas intolerantes e/ou alérgicas a outras proteínas de origem vegetal, com o amedoim, por exemplo.
  3. 2x mais Fibras solúveis que a aveia: Isso quer dizer que a chia, em contato com a água, cria uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que sejam absorvidas pelo intestino, protegendo-o contra o câncer.
  4. 3x mais Ferro que o espinafre: O ferro é o nutriente mais essencial e importante para nossas atividades diárias, tais como o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo humano, além de ajudar a metabolizar proteínas e produzir hemoglobina. A chia é ótima para todas as idades!
  5. 5x mais Cálcio que o leite:  Se você tem deficiência deste mineral, a chia pode ajudar a manter seus ossos e dentes fortes. Traços de cálcio estão também presentes no sistema circulatório, o que ajuda a impedir hemorragias fatais.Portanto, consuma chia para fortaceler seu sangue.
  6. 1 colher é suficiente para obter os nutrientes que ela possui: Com menos de R$ 0,50 por refeição, você adquire todos os benefícios mencionados até aqui. Economia na certa!
  7. Com gosto de noz, a chia é uma forte aliada para quem quer emagrecer, pois dá sensação de saciedade controlando aquela vontade de beliscar entre as refeições.
  8. A chia também contém alto conteúdo de antioxidantes que estão diretamente relacionados à prevenção e ao tratamento de diversas doenças, entre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como  a catarata e o mal de Alzheimer.
  9. A chia ajuda no combate a diabetes, pois ela refreia o processo de converter carboidratos em açúcares.
  10. A chia possui mais ômega 3 que o famoso salmão, ou seja, ela ajudará você a ficar sempre jovem. Bom, pelo menos vai evitar o envelhecimento prematuro.
  11.  A chia acalma as dores nas articulações
  12.  A chia aumenta a massa muscular, excelente notícia para aqueles que não querem perder a boa forma.

 

Depois de ler todos essas vantagens você vai se perguntar: Como faço para incluir esse cereal nas minhas refeições? Pois bem, a forma mais simples é adicionando chia às frutas sucos ou vitaminas na parte da manhã. Também pode ser colocada nas saladas cruas e no feijão ou arroz após o cozimento. Aqui em casa, colocamos em nossa receita de pão, bolo, bolachas, e até na goma da tapioca (acrescentamos 1 colher de sopa de chia para um quilo de goma antes de ir para a frigideira). Mas também temos uma receita deliciosa para você testar com chia.

 

Quibe com chia

Coloque 2 xícaras de trigo para quibe de molho em água morna com 3 colheres de chia e deixe descansar por 15 minutos. Adicione cebola roxa picadinha, 2 dentes de alho, 20 folhas de hortelã, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de sal marinho, e 1 xícara de farinha de trigo integral aos poucos até dar a liga. Forme os quibes e coloque-os para assar por 25 minutos.

Pronto! Você agora tem em mãos uma nova aliada em seu estilo de vida, e como disse a escritora americana Ellen White: Nos cereais, nas frutas, nas verduras e nas nozes, encontram-se todos os elementos alimentares de que necessitamos. Se viermos ao Senhor em simplicidade de mente, Ele nos ensinará como preparar alimentos saudáveis, livres da contaminação de alimentos cárneos. Manuscrito 27, 1906.

Assinatura_CarolHein

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