Como os alimentos refinados afetam sua saúde física, mental e espiritual

Sempre ouvi que devemos dar preferência ao uso dos grãos integrais na dieta, em vez dos refinados, e em minha mente sempre considerei que isto era importante para a nossa saúde física, mas nunca tinha parado para refletir tanto nos efeitos dos grãos refinados na nossa espiritualidade até recentemente quando li o seguinte relato sobre o uso de farinha integral vs. farinha branca. Veja que interessante este estudo realizado com galinhas para determinar os efeitos do refinamento na saúde física e emocional.“Três grupos de galinhas receberam as seguintes dietas: 1) 100% farinha de trigo integral, 2) farinha de trigo branca enriquecida, 3) farinha branca não enriquecida. O efeito da redução nas vitaminas B fez com que o terceiro grupo de galinhas morresse em cinco dias. Aquelas que se alimentaram de trigo integral e trigo enriquecido criaram penas e ganharam peso normalmente, com uma pequena diferença em favor do primeiro grupo durante os primeiros cinco dias. Apesar das galinhas em ambos os grupos alcançarem o mesmo peso, criarem penas na mesma época, as galinhas alimentadas com farinha branca enriquecida produziram um som agudo e rápido. Elas eram desordenadas na gaiola, pisando na água e depois na farinha, formando “botas” de farinha em seus pés. Essas galinhas eram hipersensíveis e nervosas, frequentemente bicando as outras, e juntando-se agitadas no canto da gaiola, caso algum pequeno barulho as assustasse.

Podemos concluir então que gordura, condição da pele, cabelo ou penas não são os únicos critérios a serem usados para determinar a adequação de uma dieta. Alegria, auto-controle, ordem, eficiência mental e produtividade são fatores que também contam nesta determinação.” (Fonte: The Effect of B-Vitamin on the Nerves, Agatha Thrash.)

Os efeitos dos grãos refinados em nossa saúde vão muito além das implicações físicas no corpo, têm implicações espirituais também. Satanás sabe disso, pois foi ele que planejou o processo de refinamento. Veja a seguinte citação:

 “Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana. Foi apresentada proposta sobre proposta, até que finalmente Satanás mesmo imaginou um plano. Ele tomaria o fruto da vide, também o trigo e outras coisas dadas por Deus como alimento, e convertê-los-ia em venenos que arruinariam as faculdades físicas, mentais e morais do homem, dominariam de tal maneira os sentidos, que Satanás teria sobre eles inteiro controle.” Temperança, p. 12.

Quais são os efeitos do refinamento para a saúde humana?

Algumas doenças associadas à falta de fibra são: Constipação, Doença Diverticular, Hemorróidas, Apendicite, Diabetes, Veia Varicosa, Câncer de Cólon, Pólipo Intestinal, Obesidade, Doença Cardíacas, Esclerose Arterial, Doença da Vesícula Biliar.

Por que a farinha branca contribui para essas doenças?

Nos EUA muitas farinhas estão sendo branqueadas com cloro gasoso. A Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) define cloro gasoso como um agente de branqueamento, envelhecimento e oxidação da farinha de trigo. É fortemente irritante, perigoso para se inalar e letal. Outros agentes que também são usados incluem óxido de nitrogênio, nitrosil, e peróxido de benzoíla misturado com vários sais químicos. (Fonte: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/03/26/The-Little-Known-Secrets-about-Bleached-Flour.aspx)

Se você ou alguém que você conhece sofre com algumas dessas doenças evite ao máximo comer alimentos com grãos refinados como pão branco, macarrão comum e arroz branco. Além de mais saúde física vocês terão muito mais saúde espiritual também!

Eu sei que não é fácil, pois em nosso lar lutamos nessa questão por muitos anos, mas Deus nos dá força para vencer. Ele nos ama demais para nos deixar sofrendo sozinhos!

“Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”. (1Co 10.13)

 

Por Rute Bazan – Pequeno Éden

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...