Como a água promove a saúde física, mental e espiritual – por Vanessa Rosa

A água é um dos remédios naturais que Deus nos presenteou. Já falamos sobre ela aqui no Portal. Mas, é impressionante como este líquido transparente e inodoro está associado a aspectos importantes da nossa vida. Vamos falar de alguns deles.

 

1. Nutrição

A água, além de saciar a sede, promove a saúde, nos limpa de fora para dentro, auxilia o pleno funcionamento dos órgãos e tecidos do nosso corpo.

Observe, a seguir, a citação da escritora Ellen White:

“Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do Céu. Seu uso devido promove a saúde. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença.” A Ciência do Bom Viver, p. 236. 

O que acontece quando tomamos água ou outros líquidos junto às refeições? Ellen White, inspirada por Deus, responde:

“Muitos cometem o erro de beber água fria nas refeições. Tomada com as refeições a água diminui a secreção das glândulas salivares; e quanto mais fria a água, tanto maior o dano causado ao estômago. Água ou limonada gelada ingerida às refeições paralisa a digestão até que o organismo haja comunicado ao estômago calor suficiente para recomeçar seu trabalho. As bebidas quentes são debilitantes; além disso, os que se permitem usá-las tornam-se escravos do hábito. O alimento não deve ser impelido para dentro com água; não é necessária bebida com as refeições. Comei devagar, e deixai que a saliva se misture com a comida. Quanto mais líquido for posto no estômago com as refeições, tanto mais difícil é para a digestão do alimento; pois esse líquido precisa ser absorvido primeiro. Não useis demasiado sal; abandonai os picles; excluí de vosso estômago alimentos ardendo de condimentos; comei frutas com as refeições, e a irritação que clama por tanta bebida cessará. Se, porém, alguma coisa é necessária para extinguir a sede, água pura, tomada pouco tempo antes ou depois da refeição, é tudo quanto a natureza requer. Nunca tomeis chá, café, cerveja, vinho ou qualquer bebida alcoólica. Água, eis o melhor líquido possível para limpar os tecidos.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 420.

 

2. Prevenção e cura de doenças

Quem já não esteve doente e o médico destacou a importância de se hidratar, de tomar água em abundância? Todos conhecem os benefícios de se tomar água. A mídia e os profissionais de saúde que nela se apresentam são taxativos em afirmar que devemos tomar em média 2 litros de água diariamente.

Mas, não é apenas bebida pura que ela tem ação preventiva e curativa. Recentemente, fiz o curso de Hidroterapia e Fitoterapia promovido por este Portal e ministrado pela Juliana Coutinho. Aprendi sobre o uso da água na preparação de chás, xaropes, banhos, compressas e tantas outras formas de usá-la em prol da saúde física, mental e espiritual.

“A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros acalmam os nervos e equilibram a circulação.” Ellen G. White. A Ciência do Bom Viver, p. 237.

“Quer a pessoa esteja enferma ou bem de saúde, a respiração torna-se mais livre e fácil se o banho for praticado. Por meio dele, os músculos tornam-se mais flexíveis, a mente e o corpo são igualmente revigorados, o intelecto torna-se mais lúcido e mais vigorosa cada faculdade. O banho é um calmante dos nervos. Promove a transpiração, estimula a circulação, neutraliza as obstruções do organismo e age beneficamente sobre os rins e órgãos urinários. O banho auxilia os intestinos, o estômago e o fígado, comunicando energia e nova vida a cada um. Também estimula a digestão, e, em lugar de enfraquecer-se, o organismo é fortalecido. Em lugar de aumentar a possibilidade de resfriado, um banho, convenientemente tomado, protege contra ele, pois a circulação é aumentada, e os órgãos relacionados com o útero, que são mais ou menos congestionados, são aliviados; pois o sangue é levado à superfície, e se consegue um mais livre e mais regular fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos.” Ellen G. White. Conselhos Sobre Saúde, p. 104.

 

3. Higiene

 

Sem água é impossível fazer a higiene necessária do nosso corpo e também da nossa casa, dos alimentos, das roupas. Ainda mais num país tropical como o nosso, onde a água é muito necessária. Talvez por isso a tenhamos em abundância, assim como a responsabilidade de utilizá-la com consciência e não desperdiçá-la.

A devida higiene também previne doenças e promove a saúde. Por isso, é tão importante educar nossos filhos para terem hábitos de higiene desde cedo e por toda a vida.

“No estudo da higiene o professor ardoroso aproveitará todas as oportunidades para mostrar a necessidade de perfeito asseio tanto nos hábitos pessoais como no ambiente. Deve ser encarecido o valor do banho diário para promover a saúde e estimular a ação mental. Deve-se também conceder atenção à luz solar e à ventilação, à higiene do quarto de dormir e da cozinha. Ensine aos alunos que um quarto de dormir saudável, uma cozinha perfeitamente limpa, uma mesa arranjada com gosto e suprida de alimentos saudáveis, farão mais no sentido de conseguir a felicidade da família e a consideração de todo visitante sensato, do que o faria qualquer porção de mobília dispendiosa na sala de visitas. Que “mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes” (Luc. 12:23) – é uma lição não menos necessitada hoje do que quando foi dada pelo divino Mestre, há mil e oitocentos anos.” Ellen G. White. Educação, p. 200.

 

4. Espiritual

Você já notou como a água se faz presente na Bíblia, no sentido literal ou figurativo?

A água está presente:

  • no relato da criação (Gênesis 1:2; 6-9);
  • no dilúvio (Gênesis 6);
  • nas histórias do povo de Israel (Moisés, nome que significa “salvo das águas” foi colocado quando bebê num cesto no Rio Nilo para ser salvo do decreto de morte – Êxodo 2:1-10, o Mar Vermelho  se abriu para o povo passar – Êxodo 13, depois o Rio Jordão também se abriu para a passagem da Arca da Aliança e a chegada dos israelitas na terra prometida – Josué 3:14-17);
  • nos Salmos;
  • no primeiro milagre de Jesus em que Ele transforma a água em suco de uva num casamento;
  • no batismo de Jesus;
  • na fonte de água vida;
  • Jesus na Nova Terra.

Enfim, há vários textos bíblicos que mencionam a água, os rios, mares, fontes. Isso indica o quanto a água é importante também na nossa vida espiritual e ainda será na Nova Terra.

“Disse-me ainda: Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. Então me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade.” Apocalipse 21:6; 22:1.

Conheça mais sobre os 8 remédios naturais, clique aqui.

Por Vanessa Rosa – Dia a dia

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...