Seu sábado é deleitoso?

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.” Isaías 58:13-14

Para mim, guardar o sábado é algo bem comum. Aprendi, quando criança, que esse é o dia separado por Deus para dedicarmos as coisas que dizem respeito a Ele. Mas, como chamá-lo (o sábado) de deleitoso e delicioso? Nesses últimos meses resolvi pedir discernimento a Deus para entender como guardar essas 24 horas tão importantes da semana.

Após estudo e oração entendi que precisava me preparar para o sábado já no domingo anterior. Fiz uma agenda de limpeza da casa e procuro preparar as roupas e a comida na quinta-feira. Na sexta-feira realizo tarefas leves e fáceis, que não carregam de forma nenhuma o meu dia, e começo o pôr do sol totalmente disposta.

Outra dica muito importante é estar feliz, mesmo que não tenha sido possível realizar alguma tarefa planejada. O que ficou para trás, ficou, nada de ficar pensando ou tentar fazer rapidamente mesmo no horário sagrado.

Minha segunda grande descoberta foi planejar o almoço de sábado como algo fácil e prático, ou seja, que demande pouco tempo na cozinha. Infelizmente, muitas famílias resolvem fazer no sábado o maior número de pratos elaborados da semana, gastando horas e mais horas para preparação dos pratos e limpeza da cozinha.

Descobri que sábado é dia de piquenique com a família ou um almoço simples com os amigos. Um prato simples,  com verduras ou frutas.

Essa semana eu e meu esposo resolvemos sair da turbulência da cidade grande para um refúgio em meio à natureza para nos alimentarmos, apreciarmos as obras de Deus e estudarmos Sua Palavra juntos. Que sábado deleitoso, delicioso e inesquecível! Aprendi que o termômetro para saber que o sábado está realmente sendo guardado é sentir saudades durante a semana, esperando ansiosamente pelo próximo. Confira no fim desse texto as fotos do nosso piquenique em meio a natureza.

Meu desejo é que você possa hoje resolver em seu coração chamar o sábado deleitoso e se esforçar para mudar o que precisa ser mudado em sua vida e em sua casa. Se for preciso, deixe tudo para trás e se apegue ao essencial, a Deus e sua família. Afinal, o que vale ganhar o mundo e perder os que estão dentro de sua casa?

Por Juliana C. Oliveira

 

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...