Intolerância à lactose – como indentificar e lidar com essa doença

Um simples copo de leite ou um pedaço de bolo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose. A pessoa sente náusea, gases, inchaço e até diarreia.

Segundo dados brasileiros, até 70% dos adultos no país têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. Em países como Japão e alguns do continente africano, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância.

A doença ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

A gravidade dos sinais, que podem aparecer logo após a ingestão ou depois de horas, depende da quantidade ingerida e de quanta lactose cada pessoa é capaz de aguentar.

Segundo o gastroenterologista Flavio Steinwurz e a nutricionista Camila Diniz, qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como: leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e alguns adoçantes em pó.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Recomendação diária de cálcio
Crianças (0-8 anos): 200 a 800 mg
Crianças/adolescentes (9-18 anos): 1.300 mg
Adultos (19-50): 1.000 mg
Adultos (mais de 50):1.200 mg
Gestantes e lactantes: 1.000 a 1.300 mg

Alimentos vegetais ricos em cálcio
– Feijão
– Couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral
– Repolho, nabo, figo, uva passa, cenoura e laranja
– Amêndoas e nozes
– Gergelim
– Queijo de soja (tofu)

Alimentos que interferem na absorção de cálcio
– Produtos com excesso de sódio, como os industrializados, embutidos e enlatados
– Itens ricos em fitatos: farelo de trigo e alguns cereais
– Alimentos ricos em xantinas: café, chá preto e chá mate

Fonte: Bem Estar

Nota:
A mais de 100 anos temos conselhos maravilhosos acerca de nossa alimentação. Segue, logo abaixo, algumas passagens que falam sobre o leite e o queijo. Que possamos estar atentos a voz de Deus e que as mensagens que Ele nos deixou a tanto tempo, hoje comprovadas cientificamente, possam transformar nosso comer e beber.

“Em geral, usa-se demasiado açúcar no alimento. Bolos, pudins, massas, geléias, doces, são a causa ativa de má digestão. Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que o leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos.” A Ciência do Bom Viver, p. 301 e 302.

“Alguns usam leite com grande quantidade de açúcar no mingau, pensando que estão com isto praticando a reforma de saúde. Mas o açúcar e o leite combinados são responsáveis pela produção de fermentação no estômago, sendo, pois, prejudiciais. Conselhos sobre Regime Alimentar, p. 113

“Muitas mães põem a mesa de maneira que se torna uma cilada para a família. Alimentos cárneos, manteiga, queijo, massas extravagantes, alimentos temperados e condimentos são usados livremente por adultos e jovens. Esses artigos fazem sua obra em perturbar o estômago, irritando os nervos e enfraquecendo o intelecto. Os órgãos produtores de sangue não podem converter esses artigos em bom sangue. A gordura cozida com o alimento torna-o de difícil digestão. O efeito do queijo é deletério.”  Conselhos sobre Regime Alimentar, p. 368-369

[adrotate group="1"]