Como praticar exercício físico no frio?

É muito comum vivermos com a agenda lotada: tentamos encaixar inúmeros compromissos nas 24 horas de um dia, e pensar em incluir o exercício físico em nossa rotina exige um remanejamento completo de nossas prioridades.

Na época de nossos avós, pouco (ou nada) era falado sobre a prática de exercícios físicos, possivelmente porque, naquela época, o estilo de vida das pessoas exigia um movimento físico maior do que temos hoje: as pessoas plantavam, carpiam, lavavam roupa à mão, andavam a pé ou de bicicleta, brincavam de bola, pega-pega e corrida.

A modernidade e tecnologia de que desfrutamos hoje, embora tenha trazido muitas vantagens, é uma das grandes responsáveis pelo sedentarismo das pessoas. Tudo se tornou mais cômodo: conseguimos resolver a maior parte da nossa vida sem sair do lugar, apenas com um clique; não precisamos nos cansar percorrendo longas distâncias a pé porque o carro deixa tudo perto; as crianças conseguem se divertir sem precisar sair de casa, desde que tenham um computador ou videogame.

Por conta desse sedentarismo, surge uma grande necessidade de incluirmos em nosso dia a dia a prática de uma atividade física. O exercício físico proporciona benefícios para nossa saúde e aparência:

  • auxilia na produção do bom colesterol (LHL);
  • proporciona melhor oxigenação sanguínea;
  • fortalece a musculatura;
  • melhora o sono;
  • relaxa a musculatura tensa;
  • auxilia no processo de perda de peso (exercício aeróbicos) e ganho de massa muscular (musculação);
  • auxilia no processo digestivo;
  • melhora a disposição.

Mesmo diante de tantas vantagens, algumas pessoas podem encontrar certa dificuldade em incluir os exercícios físicos em seu dia a dia, principalmente durante o inverno, quando a temperatura cai.

Para que o inverno não congele sua motivação, sugiro que você pratique a atividade física acompanhado. Escolha um amigo, familiar, vizinho, enfim, alguém que possa servir de incentivo e companhia durante a prática do exercício. Além disso, o exercício físico tende a elevar nossa temperatura corporal, deixando-nos aquecidos.

Outra dica é optar por fazer a atividade física no início do dia. Já pensou em acordar meia hora mais cedo para fazer uma caminhada? Você sentirá durante todo o dia a disposição que o exercício lhe proporcionou.

Uma ótima ideia é ter uma corda em casa. Nos dias em que estiver chovendo, ou que ficar impossível de sair de casa, você pode pular corda no seu ritmo, enquanto assiste à televisão, ou escuta música. Pular corda é uma “brincadeira” que trabalha todos os membros do nosso corpo.

Caso você não tenha muita afinidade com a prática de uma atividade fixa, como caminhada, corrida, etc., substitua-a por outra que lhe dê mais prazer: um jogo de vôlei ou futebol, andar de bicicleta pela cidade, passear com o cachorro, uma partida de tênis, entre outras.

É muito importante durante o inverno, e também nas outras estações do ano, estimular o movimento do nosso corpo. Além do exercício, colocamos o corpo em movimento com algumas simples mudanças em nossa rotina:

  • evite o uso de controle remoto. Caminhe até o aparelho para programá-lo;
  • percorra pequenas distâncias a pé, como na ida até a padaria. Essa medida, além de saudável, é benéfica ao meio ambiente;
  • se você usa transporte público, desça um ponto antes do seu. Dessa forma, você faz uma caminhada até chegar em casa;
  • dê preferência por utilizar a escada, ao invés do elevador e escada-rolante.

Lembre-se que, para obter benefícios, a atividade física deve ser praticada com frequência; a prática de forma ocasional pode causar lesões e machucados. Por isso, antes de iniciar um programa de atividade física, procure a orientação de um médico. Ele poderá dizer qual a atividade mais indicada para sua condição física, e também a frequência inicial para praticá-la.

Por Tatiana Cornieri – Sob medida

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...