Como saber se estou fazendo a higiene bucal corretamente?

A única forma de fazer uma avaliação bem apurada sobre a higiene bucal e com o acompanhamento periódico de um dentista. Entretanto, você também pode avaliar em casa, através de uma substância corante conhecida como “evidenciador de placa”. Esse método, de corar a placa bacteriana, torna visível o invisível nos dentes aparentemente limpos e ajuda a acompanhar, desenvolver e motivar o hábito da boa escovação em todas as idades, especialmente em crianças.

Uma curiosidade a respeito desse produto é o futuro surgimento de um evidenciador a base de açaí, segundo pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). De composição natural (antocianinas), demonstrou resultados satisfatórios na localização das placas, podendo revelar 62% a mais do que a placa visível a olho nu.

Existem duas formas mais populares de envidenciador de placa: líquido ou pastilhas. O produto deve ser usado da seguinte maneira: você escova os dentes somente com a escova de dentes e conforme seu costume, sem usar creme dental, justamente para testar sua escovação. Depois passa o evidenciador nos dentes com o auxílio de um cotonete ou usa a pastilha passando por todos os dentes com a língua. Não é necessário engolir, embora as pastilhas sejam comestíveis. Depois é só cuspir o excesso e está pronto para analisar. No caso do líquido passado com cotonete, enxague levemente a boca com água antes de analisar.

Esse corante irá tornar visível a placa bacteriana: a placa mais recente fica vermelha; a placa antiga, azul. Esta última é de mais difícil remoção.

Observe as superfícies coradas e veja onde precisa melhorar sua escovação e o uso do fio dental. Faça a escovação novamente sem pasta e avalie quanto tempo de escovação é necessário para tornar os dentes limpos novamente e também verifique o modo mais eficiente de escová-los.

Agora imagine se houvesse uma substância que se tomada, demonstrasse o quanto nossa vida está manchada pelo pecado… Essa substância não existe, mas se estivermos dispostos a uma nova vida, o estudo da Bíblia, dirigido pelo sagrado professor Espírito Santo e a contemplação do caráter de Cristo pode nos revelar a necessidade de uma profunda limpeza em nossa mente. E então, basta estarmos dispostos, revelando isso numa completa entrega e unicamente pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Este milagre pode ser operado em nossas vidas!

Dicas: O evidenciador é encontrado com mais facilidade em lojas de artigo para dentistas e deve ser usado de 3 em 3 meses.

Por Evelin Vieira

 

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...