Jabuticaba: a fruta que auxilia na prevenção e combate do câncer

Eis aqui uma frutinha que talvez muitos não deem a mínima para ela, ou a desprezem achando que ela não traz tantos benefícios à nossa saúde, mas pasmem, esta fruta tem uma alta bagagem nutricional.

A jabuticaba possui vitaminas C e do complexo B, ferro, fósforo e antocianinas (antioxidantes), e é muito bem-vinda no estimulo do metabolismo, além de ter propriedade energizante.

Seu valor calórico é de 45 kcal a cada 100g, e o consumo de 10 bagos correspondem a 70% da recomendação diária do consumo de vitamina C.

Uma dica especial: Selecione as que estejam mais firmes, brilhantes e sem rachaduras. Se for guardá-las, congele inteiras e com casca, sem lavar. Lave-as apenas no momento de comer.

Porém esta frutinha preta, redondinha, é muito mais que gostosa, ela ajuda o corpo a se proteger de diversas doenças.

Em estudos realizados por pesquisadores da Unicamp (Campinas/SP), comprovou-se a eficácia da jabuticaba na prevenção do câncer de próstata e da leucemia. Segundo o pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Mário Roberto Maróstica Junior, alguns compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas.

O professor explica que os chamados compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta, atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer:

1) A propriedade antioxidante da jabuticaba, combate os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células.

2) A fruta inibe a ação das enzimas responsáveis pelo surgimento da célula cancerígena.

“Com isso, a jabuticaba pode ser potente nas duas fases importantes do desenvolvimento do câncer”, explica o professor.

Outra parte destes estudos vem mostrando que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como diabetes tipo 2.

Com estas pesquisas realizadas, os pesquisadores elaboraram uma receita de saúde: dez unidades de jabuticaba consumidas por dia, com a casca, aliadas a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos, seriam suficientes para auxiliar na prevenção de doenças.

Os pesquisadores concluem que “a mensagem desta pesquisa é alertar as pessoas sobre como uma alimentação rica em frutas pode contribuir para prevenir doenças degenerativas”.

E você, já comeu a sua porção de frutas hoje?

 

Por Roger C. Oliveira – Eu Recomendo!

Fontes:

Revista Viva Saúde

Portal G1

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...