Temperança – por Tháles de Oliveira

Afinal, o que é esta tal de temperança que é comentada por todo lugar? Para grande parte das pessoas, a palavra da temperança quer dizer abstinência de álcool, cigarro e outras substâncias danosas ao corpo; ou também moderação, isto é, que podemos fazer o que quisermos, desde que não seja com alta frequência. Isso traz um grande problema pois não podemos, “moderadamente”, quebrar os 10 Mandamentos.

No entanto, esta é a concepção errada de temperança. Qual seria a correta? O princípio da temperança é encontrado nas palavras do apóstolo Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” 1 Coríntios 6:12.

Frances E. Willard disse: “Temperança é moderação em todas as coisas boas e abstinência total de tudo o que é ruim.” Encontramos também em Galátas 5:22-23 a descrição dos frutos do Espírito, e a temperança está incluída. O que isso significa? Que a temperança não é algo que temos naturalmente, mas um dom de Deus a nós concedido quando em comunhão com Ele, o Criador.

Ainda assim, a temperança é grandemente aplicada e demonstrada somente na alimentação e/ou nutrição, porém, se atentarmos ao sentido original de temperança estabelecido por Deus, é possível perceber que o sentido é muito mais amplo.

“O cristão será temperante em tudo – no comer, no beber, no vestir-se e em todos os aspectos da vida.

[…] Não temos nenhum direito de condescender com qualquer coisa que resulte em um estado da mente que impeça o Espírito de Deus de impressionar-nos com o senso do dever.” Conselhos Sobre Saúde, p. 432.

“Em todos os aspectos da vida.” Isso inclui todas nossas decisões, deveres e opções que estão à nossa disposição a cada instante!

Como, então, praticar essa difícil tarefa? Somente entregando todas as decisões – pequenas e grandes – nas mãos dAquele que sabe o que é melhor. Está é a verdadeira temperança.

Conheça mais sobre os 8 remédios naturais, clique aqui.

Por Tháles Oliveira – Mudança de Escolha

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...