Vestuário feminino para o trabalho no campo – Missionários em terras distantes

Trabalhando no minhocário

Desde que começamos a publicar matérias sobre vestuário cristão modesto, muitas pessoas nos escreveram com diversas dúvidas referentes ao uso de saias para trabalhar. Não conseguiam imaginar como fazer isso sem passar por situações constrangedoras ou difíceis.

Quando morava na cidade e trabalhava em casa, podia escolher a saia mais confortável sem levar em conta diversos fatores como subir escadas, trabalhar ao ar livre, etc. Depois de 2 meses no campo pude colocar em prática o uso de saia para trabalhos diversos, principalmente na horta.

O trabalho na horta é pesado e exige bastante fisicamente. Além disso é necessário estar em diversas posições para trabalhar com a terra e também contar com o vento forte, sol, chuva, o contato constante com o mato e os insetos. A princípio parece impossível imaginar o uso de saia para o trabalho, mas estou aqui para provar que pode ser uma realidade e mostrar, na prática, como fazê-lo.

A primeira dica é não desistir. Muitas pessoas não conseguem passar por essa etapa por falta de incentivo, apoio ou por saber das facilidades do uso da calça para esses tipos de trabalho. Alguns amigos, bem intencionados, podem dizer que usar calça larga para esse tipo de trabalho não há problema. É preciso estar firme nos princípios e na decisão tomada, pois facilmente pode mudar de ideia mediante a sugestão de outras pessoas, principalmente as mais próximas. Se você ainda não estudou sobre o tema, leia os artigos O vestuário da mulher cristã e Mudança no meu guarda-roupa, que vão ajudar a esclarecer suas dúvidas.

A próxima dica é ter roupas apropriadas para trabalhar. Seja na horta, na limpeza ou na cozinha é preciso ter saias leves, confortáveis e que não dificultem os movimentos. Tecidos de algodão com alguma elasticidade são os melhores. Tenha 2 ou 3 saias para trabalhar durante a semana. Compre cores neutras, de preferência sem estampas, para não enjoar com facilidade e ter mais opções de combinações. Especificamente para  o trabalho na horta sugiro saias a 3 ou 4 dedos abaixo do joelho. Saias compridas, perto do chão, não são indicadas por inúmeros fatores, principalmente pelo contato com o barro, e por dificultar os movimentos e a utilização das ferramentas. Tenha também, um short, bermuda, ou em lugares frios uma calça por baixo da saia. Os mais apropriados são os de ginástica, com lycra, pois não marcam e não interferem nos movimentos do trabalho. São ótimos para estar na posição sentada, subir escadas ou quando o vento é forte com perigo da saia voar. Não é recomendado usar esse tipo de peça por muito tempo, pois dificulta a respiração do corpo nessas áreas. O mais indicado é vestir somente a saia e ter sempre por perto esses itens, e quando for necessário desempenhar uma tarefa desse tipo, usá-los. Para o trabalho no campo, é muito importante o uso de botas, isso ajuda a proteger a perna de picadas de insetos ou outros animais. Compre um par de botas de borracha, de preferência branco ou de cor clara (ajuda a não esquentar) e de cano longo. Uma dica é comprar pelo menos um número maior do que você geralmente usa. Isso para que a bota não machuque o seu pé. É bom ter um repelente sempre a mão e passar nas partes da perna que estarão expostas. E lembre-se também do protetor solar e de um bom chapéu para proteger a sua pele do sol.

A dica mais importante é que a sua roupa testemunhará quem você é, e quem você adora. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” 1 Coríntios 10:31. E mesmo que ninguém pergunte sobre sua opção por saias, muitos estarão observando como você se veste e se apresenta em diversos tipos de situações. Não é fácil usar saia para trabalhos pesados, mas não é impossível fazê-lo. Basta ter fé, perseverança, coragem e disposição. A vitória é certa! “Tudo posso nAquele que me fortalece.”

Por Juliana C. Oliveira – Missionários em terras distantes

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...