Maionese 100% Vegetal sem Óleo

A maionese vegetal é uma ótima opção para acompanhar pão, torradas e biscoitos salgados. No entanto, a maioria das receitas leva muito óleo. Mesmo que seja usado o azeite, tudo que é demais não faz bem, não é mesmo?

Há algum tempo deixamos de engrossar a maionese vegetal apenas com azeite. Nesse período, passamos a acrescentar outros ingredientes para ajudar a engrossá-la, como o amido de milho, a farinha de milho ou o painço para uso culinário.

O amido de milho descartamos há algum tempo, pois além de refinado, agora não há mais alternativas não transgênicas no mercado. A farinha de milho dá certo, mas deixa um sabor bem característico que se sobressai e ainda requer o uso do óleo. O painço também funciona e o sabor é bem mais neutro, mas é um ingrediente difícil de se encontrar por aí.

Recentemente, porém, aprendemos uma dica que para nós se mostrou a melhor de todas: arroz cozido! Sim, o arroz integral cozido (qualquer tipo) dá o ponto desejado na maionese, não atrapalha o sabor dos temperos, faz bem à saúde e é bem fácil de ser encontrado no mercado! Que maravilha!

Confira a seguir como fazer:

Ingredientes:

  • 1 copo de leite vegetal (pode ser soja, aveia, castanha, etc.)
  • Temperos (já testamos os seguintes sabores: pimentão vermelho, alho, manjericão, azeitona ou cheiro verde)
  • Arroz integral cozido (quanto mais cozido e molinho estiver, melhor)
  • Sal a gosto
  • Suco de 1/2 limão

Opcional: 1 ou 2 colheres de sopa de azeite apenas para dar sabor, se quiser.

Modo de fazer:
No liquidificador, bater bem todos os ingredientes, exceto o arroz. Experimentar para verificar se está bom de sal e de tempero. Acrescentar aos poucos o arroz cozido até atingir o ponto de maionese. Pronto!

Por Karina Carnassale Deana – Blog Vida Campestre

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...