Dicas práticas de como equilibrar sua refeição vegetariana

Para uma refeição vegetariana nutricionalmente equilibrada, é necessário procurar ter à mesa um item de cada um dos quatro grupos alimentares essenciais para a nossa dieta. São eles:

Leguminosas – todos os tipos de feijão (feijão branco, feijão preto, feijão fradinho, feijão carioquinha, etc), ervilha, grão de bico, lentilha, fava, etc.

Cereais integrais – arroz, milho, trigo, centeio, cevada, aveia, triguilho, etc.

Castanhas e Sementes – girassol, gergelim, castanha do Pará, castanha de cajú, semente de abóbora, amêndoa, macadâmia, azeitona, coco, etc.

Crus – frutas, legumes (beringela, abóbora, quiabo, pepino, tomate, vagem, jiló, abobrinha, pimentão, maxixe, chuchu, etc) ou folhas.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Detalhe: As castanhas e as leguminosas podem, mas não precisam ser combinadas entre si em todas as refeições

No início, meu esposo e eu estranhamos a pouca variedade de pratos servidos, especialmente no almoço, pois sempre estávamos acostumados com “aquela” mesa italiana. Mas logo nos acostumamos, pois nos sentimos bem mais leves, animados e dispostos. Além disso, ficamos impressionados como a combinação desses grupos realmente alimenta e satisfaz. Se quiserem, vocês podem repetir os grupos alimentares, ou seja, ter mais de um item de cada grupo por refeição, mas em nossa experiência comprovamos que quanto menos variedades, melhor, conforme Deus orienta em Sua Palavra. O grande Criador, o Fabricante de nosso corpo, estabeleceu regras para cuidarmos bem de nosso corpo e assim termos uma mente limpa para aprender com o Espírito Santo a dissernir entre o bem e o mal. O Senhor Deus está disposto a nos dar todo o poder do céu e da terra para mudarmos de hábitos. Basta pedir a ajuda do Espírito Santo!

A seguir, um exemplo de como seria a refeição de um dia comum nesse método:

Desjejum:
Fruta (cru)
Mingau de aveia com leite de soja (cereal + leguminosa)
Xerém para salpicar no mingau (castanha)

Almoço:
Macarrão integral (cereal)

Molho de tomate com ervilha (leguminosa + fruta cozida)
Gersal para salpicar no macarrão (castanha)
Legume ou fruta (cru)

Jantar (se for fazer):
Fruta (cru)
Xerém para salpicar na fruta (castanha)
Torrada integral (cereal)
Patê de cenoura (cru)

Por Karina C. Deana – Receitas Vegetarianas com pouco dinheiro e experiência

[adrotate group="1"]