Pão e bolo 100% integrais de máquina

photo-5Nunca me interessei por adquirir uma panificadora automática (máquina de fazer pão), porque sempre ouvi dizer que não dava certo fazer pão 100% integral nela. Recentemente, porém, uma amiga deu a dica de uma receita de pão 100% integral que dá super certo nesse tipo de máquina. Ainda em dúvida, peguei emprestada uma máquina para testar… e deu certo mesmo. Um pão fofinho e macio! Agora é pão de máquina toda semana aqui em casa. Que “mão na roda” para nós mães e donas de casa! Comecei até mesmo a me aventurar com outras receitas, e não é que deu até para fazer bolo 100% integral! Que maravilha!

Para o pão e o bolo ficarem bonitos e não murcharem, é preciso tomar alguns cuidados. Eu já peguei os macetes da minha máquina (Mondial):

1. O ciclo que mais funciona para essas receitas em minha máquina é o ciclo “doces”, pois a massa não bate duas vezes como nos outros ciclos.

2. Não é possível deixar o ciclo completar. Preciso interromper o processo e colocar para assar antes do tempo previsto, caso contrário o pão/bolo murcha. No ciclo doces, quando o visor marca 2:00, a máquina é acionada para retirar o ar da massa e o pão, que já está crescido, murcha. Espero o pão crescer novamente, cerca de 10 minutos, interrompo o ciclo e aciono o ciclo para assar. Se deixar o ciclo “doce” seguir normalmente ou colocar para assar antes de a máquina retirar o ar da massa, o pão murcha na hora de assar.

3. Se você não se importar que o pão murche, deixe o ciclo completar. Embora não fique bonito, ficará igualmente bem assado e macio (eu já fiz o teste!).

photo-6Segue a receita do pão já na ordem a ser colocada na máquina:

  1. 400 ml de água fria ou morna
  2. 1/3 de xícara de óleo ou azeite
  3. 1 colher de sopa rasa de sal
  4. 600 gramas de farinha de trigo integral
  5. 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco ou 1 pacote de 10 gramas
Essa receita de pão foi inspirada nesta receita aqui.
Para o bolo, a receita é semelhante (já na ordem a ser colocada na máquina):
  1. 400 ml de água fria ou morna
  2. 1/3 de xícara de óleo ou azeite
  3. 1 xícara de mel
  4. 1 pitada de sal
  5. 600 gramas de farinha de trigo integral
  6. 1 colher de sopa de alfarroba (opcional)
  7. 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco (dê preferência o especial para massas doces)

Esta receita de bolo foi inspirada nesta receita aqui.

Espero que essas dicas o ajude a economizar tempo na cozinha de forma saudável!

Fonte: Vida Campestre

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...