Queijo de tremoço – 100% vegetariano

Print Friendly
Ingredientes:
  • 1 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de chá de agar-agar
  • 1 colher de sopa de polvilho azedo ou amido de milho
  • 1/2 xícara de tremoços em conserva drenados, com casca
  • 1 colher de café rasa de sal fino
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de chá de levedura de cerveja em pó
  • alguma gotas de sumo de limão
Preparação:

Misturar a água com o agar-agar e o polvilho azedo (amido de milho) e leve ao fogo brando até ferver e o agar-agar dissolver-se. Deve ficar um preparado com consistência de clara de ovo. Coloque este preparado, quente, no copo do liquidificador, junte os restantes ingredientes e triture até ficar um creme homogéneo e sem grumos. Prove os temperos(limão e sal) e corrija, se necessário. Coloque o creme numa vasilha untada com azeite e leve a geladeira até solidificar (cerca de meia hora).

Esse queijo é muito prático e delicioso. É possível usá-lo no pão, em tortas, numa salada e numa deliciosa bruschetta, preparada com pão integral torrado e esfregado com metade de um dente de alho.Coloque também um tomate pequeno cortado aos cubinhos sem sementes e temperado com sal e azeitonas picadas(sem caroço). Espalhe fatias finas de queijo de tremoços por cima e leve ao forno para derreter. Polvilhe com orégano.
IMPORTANTE:

  • Esse falso queijo – que DERRETE COM O CALOR – pode ser cortado em fatia ou tiras e utilizado em sanduíches, pizzas, para gratinar, sobre massas, etc.
  • A aparência é de queijo fundido; quando derrete, não fica “puxa-puxa” mas sim pastoso.
  • O ágar-ágar é o substituto vegetariano para gelatina animal, obtido a partir de uma alga e composto por 70% de fibras solúveis. USE APENAS O ÁGAR ÁGAR REFINADO cujo pó é completamente branco. Se for meio marrom, nem compre. O preço também é um bom indicativo, não existe ágar refinado a menos de R$ 110,00 o quilo.
  • Procure usar xícaras e colheres medidoras para um resultado uniforme.
  • Essa alternativa é livre de lactose, caseína, gordura saturada e colesterol.

Receita enviada pela nossa leitora portuguesa Idalina Baptista

Autora: Renata Octaviani Martins - Vegvida
Revista dos Vegetarianos na edição nº 61 com a ERRATA publicada com o nome da criadora da receita na edição nº 62.

11 Comentários

  1. Poxa, que novidade boa!!!
    Vou fazer o teste, e acredito que ficarei satisfeita.

  2. marcos luiz disse:

    olá pessoal , um abraço.
    o que é tremoço e onde posso encontrar?

    • admin disse:

      “O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar. Para os vegetarianos, o tremoço apresenta-se como mais uma leguminosa de opção, aumentado o leque de escolha dos fornecedores de proteína de alto valor biológico na dieta humana.”Fonte: http://www.centrovegetariano.org/Article-519-O%2Btremo%25E7o.html

  3. Olá! Este queijo é mesmo uma delícia. Tenho feito muitas vezes e utilizado em várias receitas. Vale a pena experimentar!
    Um forte abraço
    Idalina

  4. JOICE disse:

    já comprei os ingredientes ,vou fazer depois volto para contar como foi.

  5. Maíra disse:

    Olá, fiz exatamente como está na receita, mas o meu não endureceu a ponte de desenformar, ficou parecendo um musse e agora o que posso fazer para arrumar ele?

    • admin disse:

      O ágar ágar que deve ser utilizado é o refinado, ou seja, o branco…o de cor palha, vendido a granel não dá o ponto necessário para o queijo. Abraços, Juliana

  6. Ana disse:

    Olá, por favor, vcs tem alguma dica, qualquer coisa para tratamento de gases, estufamento? por favor me ajude!já passei no gastro, já evito alimentos que ele restringiu e continuo na mesma.Desde já agradeço.

  7. Parabenizo a equipe pelo bom trabalho. Sou vegan há alguns anos e sempre encontro receitas com o ingrediente ¨levedura de cerveja¨. Entretanto, em alguns casos a levedura é em pó; noutros, em flocos. Gostaria de saber se trata-se do mesmo produto e onde posso comprá-lo. Essa levedura é a mesma daquela vendida em cápsulas como suplemento alimentar? Obrigado.

  8. noemi santos disse:

    Que maravilha…ótimo site,parbéns!!

  9. Ótima dica. è importante lembrar que o tremoço in natura contém um aminoácido neurotóxico que o veda ao consumo humano, além de uma série de substâncias alcalóides dotadas de efeitos neurotóxicos e hepatóxicos do grupo da quinolizidina, como a lupanina, ou lupinina, mas isto só ocorreria com o consumo do grão fresco ou seco, e em grandes quantidades e por longos períodos. Para poder consumir os tremoços sem risco, eles devem ser cozidos e depois cobertos de água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcalóides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tremo%C3%A7o)

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios. Seu endereço de email não será publicado.