Sopa de Legumes

Lucianne_SopaLegumes

O frio vem chegando, e com ele a vontade que temos de comer coisas quentes.

Nessas horas temos que ter muito cuidado, pois acabamos comento muita coisa, e normalmente coisas que não nos fazem bem.

Há algum tempo atrás, pedi para que a minha mãe fizesse uma sopa de legumes para mim. Ela me passou a lista de compras, contendo carne. Lembrei ela que já faziam 3 anos que não comia nada de origem animal, e foi quando eu tive que ouvir pela primeira vez que sopa com caldo grosso tinha que ter carne!

Então, essa receita de hoje é especialmente dedicada a todas aquelas pessoas que dizem que, para a sopa ter caldo grosso, tem que ter carne (incluindo a minha mãe!!).

Provarei que isso é mentira!rs

sopa1SOPA DE LEGUMES

Ingredientes:

  • 1 abobrinha
  • 1 cenoura grande
  • 1 maço de vagem
  • 5 batatas-salsa
  • 6 batatas pequenas
  • Ervilhas (usei a congelada, porque não achei a fresca…)
  • Macarrão ou arroz

Modo de Preparo

Comece descascando e lavando todos os ingredientes.

sopa2

Coloque água em uma panela e deixe ferver.

Eu usei uma panela de pressão, por ser a maior que eu tinha. Coloquei água um pouco acima da metade.

Depois de lavados e descascados, corte os legumes do formato que quiser.

sopa4sopa3

sopa6sopa5

Quando a água ferver coloque o sal (+- uma colher de chá) e um fio de óleo/azeite (eu usei azeite de oliva), misture bem, e coloque os legumes.

Espere ferver de novo, coloque o macarrão/arroz e deixe a panela semi tampada.

Como disse em outro texto, recentemente descobri que tenho intolerância ao glúten. Então, usei um macarrão sem glúten, e sem ovos! Deve-se tomar MUITO cuidado com o ponto do macarrão, pois ele pode desmanchar (ainda mais se for o parafuso… o espaguete dá certinho!rs)

Nessa hora, é hora de colocar os temperos! Há alguns textos atrás, fiz uma lista de temperos que podem ser usados! Eu, particularmente, gosto muito da páprica doce e curry, então coloquei um pouquinho de cada, e corrigi o sal.

Deixe cozinhar entre 30 a 40 min, em fogo médio a baixo, sempre mexendo de tempos em tempos.

sopa8Quando ver que a batata salsa quase sumiu, a cenoura está bem molinha e o caldo engrossando, é hora de servir!!

O segredo para que o caldo fique bem grosso, é a batata salsa e a batatinha. Como elas possuem amido, engrossam o caldo! Eu sempre corto uns pedacinhos bem pequeno delas, pra ‘derreter’ mais rápido e engrossar mais ainda o caldo!

A batata salsa, também chamada de cenoura amarela, batata baroa, mandioquinha salsa, é rica em vitaminas (A e complexo B) e minerais (cálcio, magnésio, fósforo e ferro). O amido da batata salsa contém teores baixos de amilopectina (um tipo de amido) e ausência total de fatores antinutricionais (podem provocar efeitos fisiológicos adversos ou diminuir a biodisponibilidade de nutrientes), o que lhe garante o título de alimento de fácil digestão.

A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio, sendo uma fonte importante de amido.

A cenoura é riquíssima em betacaroteno, um elemento importante para a visão, pele e mucosas. Possui também as vitaminas A, C, B2 e B3, e os minerais fósforo, potássio, cálcio e sódio, além de possuir uma boa quantidade de fibras.

A abobrinha é rica em vitaminas do complexo B, altos níveis de potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Apresenta poucas calorias, apenas 19 calorias por 100 gramas

A ervilha é uma boa fonte de sais minerais, tais como: fósforo, cálcio, potássio ferro, além de possuir, também, vitaminas A e C.

Já a vagem é rica em ácido fólico, e as vitaminas de complexo B.

Nessa sopa, dá pra colocar xuxu, abobrinha verde (usei a branca),  beterraba, aipo… enfim, qualquer legume!

Prefira os legumes frescos! Caso não encontre, não use os enlatados (industrializados), mas sim os congelados, que mantém as vitaminas e os minerais.

Tem alguma receita de sopa diferente? Deixa a receita nos comentários! Pode ajudar muita gente!!!

Assinatura_Lucianne

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...