Sopa Ucraniana “Borsch” Vegana

Carol_SopaUcraniana

Rendimento: 6 porções

Se você gosta de experimentar novos sabores, você vai amar esta sopa ucraniana que aprendemos alguns meses atrás. Na Ucrânia, esta  sopa é cheia de carnes, mas aqui, oferecemos para você a versão vegetariana que vai ficar mais saudável e gostosa.

 

Ingredientes 

  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas roxas
  • 3 folhas de louro
  • 1 maço pequeno de coentro
  • 2 berinjelas médias
  • 2 beterrabas médias
  • 6 batatas
  • 1 repolho roxo pequeno
  • 6 salsichas vegetarianas

 

Lave e corte as batatas e as berinjelas em forma de cubos e reserve numa tigela com agua e um pouco de sal para não oxidar.

 

Refogue numa panela grande, as cebolas e os dentes de alho por alguns minutos e adicione o repolho previamente cortado em tirinhas não muito pequenas, junto com as salsichas cortadas em rodelas.

 

Coloque as batatas e as berinjelas, adicione um litro e médio de água filtrada, também é hora de colocar os temperos. 1 colher de sopa de sal e 3 folhas de louro

 

Tampe a panela e deixe até ferver por uns 15 minutos. Coloque as beterrabas cortadas em 4 partes e espere até a beterraba ficar ao dente. Desligue o fogo, retire as folhas de louro. No liquidificador coloque as beterrabas com parte dos legumes (evite bater as salsichas e as batatas!) e bata até formar um creme grosso.

 

Sirva quente com torradas integrais e coloque o coentro picadinho ao gosto.

 

Pulo do gato: Para ficar ainda mais gostosa, coloque 150 gramas de castanha de caju na hora de bater as beterrabas, Fica uma delicia!

Esta sopa está cheia de cores roxas que possuem uma substância chamada antocianina, que protege nosso corpo contra infecções, tumores, combate os radicais livres e até a obesidade.
Por combater o excesso de colesterol (gordura) no sangue, esses alimentos de pigmento roxo também acabam sendo excelentes protetores cardiovasculares quando consumidos em natura.
Berinjela

Magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Ela também tem as vitaminas A, B1, B2 e C, além de destacar-se por sua grande quantidade de água. Para completar, a berinjela tem poucas calorias e ainda tem uma dose significativa de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal

 

Repolho roxo

Fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras. Auxilia o sistema imune e favorece uma pele saudável devido à presença de selênio.

 

Beterraba
Apesar de doce, é muito pouco calórica e rica em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganês, ferro, potássio e fósforo.

 

Assinatura_CarolHein

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...