Por que a água é tão importante para a sua vida? – Por Andressa R. Rocha

Print Friendly

Desde cedo aprendemos que nosso corpo é constituído de 63% de água, e que esta também ocupa ¾ do planeta Terra. A água também é considerada um solvente universal. Ela parece ser um elemento importante em nossa vida, não? E como é! A água é responsável por várias funções exercidas em nosso organismo, como a digestão, absorção dos alimentos, funcionamento dos rins, absorção dos nutrientes, transporte de sais minerais, vitaminas, açúcares… além de ajudar na eliminação de resíduos do corpo.

Todos nós sabemos que os refrigerantes engordam, são ácidos e cheios de açúcar. Meu marido sempre foi saudável, nunca apresentou nenhum problema de saúde. Em determinada fase de nossa vida, ele estava com o péssimo hábito de ingerir muito refrigerante, seja para matar a sede, durante as refeições ou mesmo antes de dormir. Certo dia, voltando do trabalho, ele sentiu uma dor bem forte, a famosa cólica de rim. Fomos ao hospital e não deu outra: ele estava com duas pedras nos rins e o médico disse o que já sabíamos “não beba refrigerantes, eles têm sódio em sua composição, o que ajuda na formação dos cálculos”. Note que não estou dizendo que apenas os refrigerantes são responsáveis por cálculos renais, essas poucas palavras foram mencionadas por um médico especialista, de que esse tipo de bebida ajuda, contribui para isso ocorrer.

Uma pedra foi expelida quando meu marido teve essas cólicas e a outra sumiu com o tempo, (acreditamos que foi dissolvida), pois, a partir daí, ele cortou drasticamente o consumo de refrigerantes e passou a andar com uma garrafinha de água pra lá e pra cá.

“Água, eis o melhor líquido possível para limpar os tecidos”, disse a escritora Ellen White certa vez. Se você costuma beber refrigerante ou qualquer tipo de suco quando está com sede, lembre-se de que você não está dando ao seu corpo o que ele precisa, pois na hora da sede seu corpo pede água. Você consegue saber se está bebendo água suficiente para o bom funcionamento do seu organismo pela cor da urina. Se ela for escura e turva, trate de beber mais!

Especialistas dizem que devemos beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Se você não tem o hábito mas quer melhorar, providencie uma garrafinha pet ou um squeze e leve-o a todos os lugares. É interessante também beber água em jejum, logo pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes. Você vai se sentir bem mais disposto e terá um ótimo desjejum.

Em casa você pode deixar um copo ao lado do filtro. Procure deixar sempre o mesmo tamanho de copo, assim você conseguirá “medir” a quantidade de água que está ingerindo por dia. Beba água mesmo sem ter sede, até meia hora antes das refeições. Você vai ver que não sentirá vontade de ingerir qualquer líquido em suas refeições, e assim você também estará beneficiando seu corpo, sem a ingestão de líquidos durante o almoço ou jantar. Lembre-se de que, se você esperar seu corpo pedir por água, já é um sinal de que nem tudo anda bem dentro dele. Uma dor de cabeça repentina pode ser alguma má combinação alimentar ou até mesmo a falta de água, sabia?

Para aprender sobre a qualidade da água que você vai ingerir, leia mais no post da colunista Vanessa Rosa.

Todas essas dicas serão ainda mais eficazes se acompanhadas de atividade física e uma boa alimentação. Comprove!

Por Andressa Rocha - Pequenas Atitudes

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios. Seu endereço de email não será publicado.