Osteoporose, doença da mulher mais velha?

Nos dias de hoje a osteoporose está, de uma maneira insuspeitável, silenciosa e sem dor, enfraquecendo os ossos de milhões de pessoas.

Em todo o mundo, 1 em cada 3 mulheres acima dos 50 anos de idade sofre de osteoporose.

Apesar de ser considerada vulgarmente como uma doença das mulheres mais velhas, pelo menos 20% das suas vítimas são homens.

Mas afinal, o que é a osteoporose?

É uma doença dos ossos, onde estes vão tornando-se gradualmente mais finos e frágeis, e interiormente ficam macios e esponjosos, fazendo com que se quebrem facilmente, diminuindo significativamente a qualidade de vida da pessoa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devido à osteoporose, o número de fraturas da bacia em todo o mundo aumentará 300% até o meio do século 21.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Só uma em cada três pessoas que fraturam o fêmur recuperam a sua independência; uma em cada quatro morrem no ano que seguinte à fratura; e cerca de metade dos que sobrevivem não conseguem andar sem ajuda.

Como a osteoporose se desenvolve?

Os ossos aumentam a dureza e espessura durante a infância e nos primeiros anos da adolescência, e depois há uma desaceleração deste processo até por volta dos 35 anos. Nesta fase, há uma inversão gradativa neste processo e pequenas quantidades de cálcio são perdidas todos os anos, agravando-se no caso das mulheres depois da menopausa.

Quando determinados maus hábitos de estilo de vida estão presentes, esta perda ocorre de maneira mais acelerada, aumentando muito o risco de ter osteoporose.

Como é que isto ocorre?

Diversos fatores do estilo de vida passam a tornar-se os ladrões do cálcio, como:

Tabaco e álcool – Prejudicam o equilíbrio do cálcio no corpo de muitas formas, podendo impedir a absorção necessária.

Cafeína – O uso de bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerantes) aumentam a perda de cálcio através dos rins.

Inatividade Física – Um estilo de vida sedentário levará a uma perda óssea e enfraquecerá a habilidade do corpo de utilizar e reter cálcio, porque para retenção de minerais, os ossos precisam ser forçados, trabalhados, puxados e torcidos, e aí é onde entra o exercício.

Proteína em excesso – Uma dieta rica em proteínas aumenta o risco de osteoporose, especialmente proteína de origem animal.

Fósforo em excesso – O alto consumo de fósforo, especialmente o encontrado na carne, produtos lácteos e refrigerantes.

Sal em excesso – Consumir sal em excesso também aumenta o risco de adquirir osteoporose.

O que fazer para evitar osteoporose?

Dieta equilibrada em proteína – A Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão diária de proteína de cerca de 50 gramas por adulto. Esta é uma das terapias mais promissoras para a osteoporose. Estudos mostram que quando o consumo de proteína é excessivo, há uma grande perda de cálcio dos ossos, independente da quantidade de cálcio que a pessoa consuma.

Cálcio em nossa dieta – Pode-se obter a quantidade suficiente de cálcio comendo uma variedade de alimentos do reino vegetal. Ao contrário dos alimentos cárneos com alto teor de proteína, estes alimentos vegetais contêm uma quantidade moderada de proteína, fortalecendo o ganho de cálcio ao invés da perda.

Fontes de cálcio

– Vegetais com folhas verdes escura são uma das fontes mais ricas em cálcio. Desfrute delas com frequência;

– Soja e tofu são boas fontes de cálcio e podem ser preparados saborosamente e de muitas maneiras;

– Nozes e sementes, como as amêndoas, avelãs, linhaça podem ser cortadas ou moídas e adicionadas a saladas de fruta e cereais;

– Frutas secas, como laranja, passas e figos contêm quantidades moderadas de cálcio;

Redução no consumo de proteína – Reduza o consumo de proteína, especialmente de fontes animais. A proteína em excesso pode seriamente esgotar as reservas de cálcio do corpo;

Evite os ladrões do cálcio – Evite o cigarro, álcool, a cafeína e o uso excessivo de sal, pois podem esgotar a sua reserva de cálcio dos ossos;

Exercício físico – Faça exercícios físicos regularmente, ao menos 3 vezes por semana. Procure praticar uma atividade que você goste e se sinta bem, e lembre-se: sempre obedecendo ao ritmo do seu corpo, sem exceder seus limites ou exagerar;

Luz solar – Exponha-se à luz solar durante 15 a 30 minutos por dia, evitando os horário entre 10 e 16 da tarde. O seu corpo necessita de vitamina D para facilitar a absorção de cálcio pelo organismo.

Não precisamos ser uma das vítimas da osteoporose, apenas adotando uma boa dieta e um estilo de vida saudável, manteremos nossos ossos na melhor forma!

Por Roger Costa Oliveira

[adrotate group="1"]