Como comer em festas familiares, aniversários ou reuniões de amigos?

Quando mudamos nosso regime alimentar para a opção vegetariana, é muito comum encontrarmos dificuldades quando vamos à festinhas, encontros sociais ou aniversários: Passamos pelas mais variadas situações, desde constrangimentos a verdadeiras comédias. Isso acontece porque embora o conceito de vegetarianismo seja bem conhecido hoje, uma grande parte das pessoas ainda se pergunta o que um vegetariano come. Há também o fator preconceito – taxar os vegetarianos como frescos ou chatos.

Por outro lado, sem o devido bom senso, as ocasiões sociais podem acabar se tornando um verdadeiro campo de guerra, já que alguns vegetarianos agem como tiranos, condenando as pessoas que consomem alimentos que contenham carnes ou derivados de animais. Assim, surge o desafio para o vegetariano: como conseguir comer em eventos sociais?

Inicialmente, é fundamental que o vegetariano aceite, sempre que possível, os convites para participar de refeições entre amigos e festas. O fator alimentação jamais deve ser um ponto de distanciamento entre vegetarianos e onívoros.

Ao receber um convite para uma refeição entre amigos e parentes, sempre se ofereça para levar um prato. Assim, você garante seu alimento vegetariano, enquanto desperta a curiosidade dos demais em experimentar um tipo de alimento.

Ao participar de um evento atendido por buffet, ou de uma festa de aniversário, por exemplo, pergunte educadamente qual é o cardápio. Caso não houver nenhum prato sem alimentos derivados de animais, procure um garçom (no caso de buffet), ou a pessoa que o convidou, e peça algo separado para você. Por exemplo: se na festa só tem pão com carne moída, procure a pessoa e peça alguns pãezinhos sem recheio. E só. Não fique dando satisfações, detalhes ou explicações de seu regime alimentar, exceto se a pessoa demonstrar interesse. Lembre-se que a pessoa que organizou a festa vai servir o alimento de acordo com o regime alimentar que ela tem.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Não faça o vegetarianismo um ponto de conflito. Imagine a cena: você promove uma festa, e um de seus convidados fica criticando todos os alimentos que são servidos, para você e os demais convidados. “Nossa, que suco sem sabor!”; “Odeio comida vegetariana!”; “Se eu comer essa comida vou ficar verde!”; “Não como nada do que tem aqui.”, são alguns dos comentários que você escuta. Se isso é desagradável para nós, imagina para um onívoro ficar escutando: “Olhe o altar do sacrifício!”; “Você não tem nojo de comer cadáveres?”; “Carne dá câncer.”; “Nossa, você não faz ideia de como glúten é gostoso!”. Embora seja importante conscientizar e informar as pessoas dos benefícios do vegetarianismo, isso deve ser feito no momento e ocasião mais apropriados, e sem preconceitos.

Como vegetarianos, devemos ser agradáveis e atrair o interesse das pessoas para nosso regime alimentar, sem que elas se sintam condenadas pelo regime alimentar que adotam. Nosso exemplo deve ser um cartão de visitas, que motivará as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis em suas vidas. E isso só é possível quando aliamos o amor, o equilíbrio e o respeito ao nosso estilo de vida.

Por Tatiana Cornieri – Sob Medida

[adrotate group="1"]