Vai um pouquinho de café aí? – por Tháles Oliveira

É comum no inverno a preferência por bebidas quentes. E uma das mais buscadas é o café, seja em sua forma mais simples ou combinado com os mais diversos “adicionais”. Mas qual será o real efeito do café no organismo?

O elemento principal

A principal substância encontrada no café é a famosa cafeína. A cafeína é um estimulante naturalmente encontrado também em outros alimentos, como alguns tipos de chá e também utilizada como aditivo em alimentos como laticínios congelados, gelatinas e diversas sobremesas. Por isso, grande parte da população ingere uma grande quantidade de miligramas de cafeína diariamente e sem perceber o vício já está instaurado no organismo, tão grande e insidioso é seu efeito.

“Mas a cafeína não possui diversos benefícios?”, talvez você esteja se perguntando. Sim, a cafeína realmente possui diversos benefícios, mas será que tais benefícios realmente compensam os malefícios? É o que vamos descobrir.

A droga número um

A cafeína ativa o efeito de “lutar ou fugir” em nosso organismo; e quando consumido em doses maiores, pode causar diversas reações, incluindo ansidade, irritabilidade, dores de cabeça, tonturas leves, náusea e diarreia.

Se injetarmos cafeína na pele de algum animal, ocorrerá a morte dele em poucos minutos; injetando apenas uma quantidade muito pequena no cérebro irá causar convulsões.
A quantidade de cafeína contida no café é relativamente pequena, então por que continuamente se bebe café? Pois é devido ao efeito viciante da cafeína, assim como uma pessoa fuma devido ao efeito viciante da nicotina. Ambos são drogas; ambos causam dependência.

Efeitos negativos

Dentre os efeitos negativos do café, os mais danosos são:

  • Úlceras no estômago: Andrew Conway Ivy e J. A. Roth (especialistas em fisiologia gástrica), cujos experimentos sobre o café são famosos, afirmam: “A cafeína produz úlceras gastroduodenais em animais […] e que produz mudanças significativamente definitivas nos vasos sanguíneos, similares à mudanças causadas por hostilidade prolongada e ansiedade.”
  • Fraturas no fêmur: a Revista Americana de Epidemiologia publicou um estudo efetuado pelo Dr. Douglas P. Kiel, em que ele observou o hábito de tomar chá e café de 3.170 pessoas. Foi constatado que aqueles que eram ávidos consumidores de café tinham uma probabilidade de 53% mais de terem seu fêmur fraturado.
  • Infertilidade: se está pensando em ter um filho, um dos primeiros fatores a se pensar é o café! Em 1988, um estudo feito por Allen Wilcox do Instituto Nacional de Ciências Ambientais de Saúde demonstrou que mulheres que tomavam apenas uma xícara de café por dia, eram 50% menos sujeitas a engravidarem durante qualquer ciclo menstrual. Estudos atuais comprovam que a cafeína também prejudica a fertilidade se forem tomadas 3 ou mais xícaras de café por dia.
  • Entre outros diversas malefícios graves como o risco de câncer na vesícula (também incluindo qualquer outra bebida que contenha cafeína); defeitos congênitos, doenças cardíacas e aumento dos hormônios de estresse.

Onde existe cafeína?

A cafeína não está presente somente no café. Diversos outros alimentos e substâncias contêm cafeína. Confira na tabela abaixo os principais:

Fonte Cafeína (mg)
Café (178ml) 100
Chá “fraco” (178ml) 20-45
Chá “forte” (178ml) 79-110
Bebidas de Cola 22-50
Barra de Chocolate (56g) 40-50
Barra de Chocolate ao Leite (56g) 3-20
Medicamentos  
Remédios de resfriado 15-30
Aliviadores de dor de cabeça 30-32
Auxiliadores de controle de peso 120-200
Alguns diuréticos 40-100

 

Podemos notar que a cafeína está, muitas vezes, em nosso dia a dia e nem mesmo percebemos.

Com tantos efeitos negativos e viciantes, conseguimos perceber porque é tal difícil deixar de tomar café. Ao tentar deixar o café de lado, muitos sintomas aparecem, como dores de cabeça e em casos onde o café é consumido já por muitos anos, até mesmo tonturas. Mas isso não significa que deva desistir ou que não vale a pena, no início sempre haverá uma maior dificuldade devido a dependência que foi criada pela cafeína no organismo. E não se esqueça de que Deus, nosso Criador, sabe de sua dificuldade. Lembre-se que batalha vale a pena, pois nosso corpo é o templo do Espírito Santo e Deus quer que estejamos livres de qualquer substância que cause dependência e vício. Devemos depender somende dEle! E Ele nos dá o livre-arbítrio para que possamos servi-Lo em amor e com amor. Por isso, tenha coragem e esteja em comunhão com Deus, pois é sua saúde e sua escolha.

Fontes e demais informações, em inglês:
http://amazingdiscoveries.org/H-deception-health-coffee-drinking-caffeine-risk
http://amazingdiscoveries.org/H-deception-health-coffee-caffeine-hip_fracture-children
http://amazingdiscoveries.org/H-deception_caffeine_stress_hormones_Nedley
http://www.come-home-to-health.com/kicking.php

Por Tháles Oliveira – Mudança de Escolha

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...