A importância das proteínas na alimentação vegetariana

As proteínas estão em um dos grupos alimentares essenciais para a nossa saúde. Possuem a função de construir e manter nossos tecidos e órgãos. As proteínas estão presentes na pele, músculos, cabelos, pele, etc.

Algumas funções importantes desse grupo alimentar:

– Regulam o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

– Ajudam na defesa do organismo através dos anticorpos, que são proteínas.

– São responsáveis pelo crescimento das crianças.

– São catalisadoras das funções bioquímicas.

– Responsáveis pelo transporte de oxigênio e um pouco de gás carbônico através do sangue.

Os excessos de proteínas também causam prejuízos, sobrecarregam os rins e fígado, comprometendo seu funcionamento. Causa o aumento do peso corporal e a osteoporose e cálculo renal. Aumenta o ácido úrico no nosso corpo ocasionando atrite e gota. É preciso ser temperante e ingerir a quantidade certa de proteínas diárias.

Algumas fontes de proteína vegetal:

– Feijões de todos os tipos

– Lentilha

– Grão de bico

– Amendoim

– Soja (queijo tofu)

– Castanha do Pará

– Gergelim

– Linhaça triturada

– Nozes e outros tipos de castanhas

– Pão integral

– Arroz integral

– Azeitona

– Laranja pêra

– Banana nanica

– Batata doce cozida

Lembrando que todas as proteínas vegetais possuem gordura poliinsaturada, que previne o organismo contra doenças cardiovasculares.

Alimentando seu corpo de maneira natural, com fontes de proteína vegetal, seu corpo terá toda a saúde e vitalidade que precisa.

Fonte: Apostila CNAS – Dra. Maria Jozelda

Conheça mais sobre como ter uma alimentação vegetariana de qualidade.

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