Iogurte vegetal de grão-de-bico

photo-6

O iogurte de grão-de-bico foi uma inovação que surgiu aqui em casa depois de abolirmos quase por completo o uso da soja e, com isso, o iogurte à base desse grão. A receita é simples e fácil de fazer, e o resultado é surpreendente. Confira:

Iogurte de grão-de-bico

Ingredientes:
1 litro de leite de grão-de-bico (costumo fazer em minha máquina)
1 sachê de fermento lácteo para preparo de leite fermentado (recomendo a marca BioRich)

Modo de preparo do leite de grão-de-bico:
As máquinas de leite vegetal em geral não vêem com a receita ou a opção de leite de grão-de-bico. Por isso, siga as mesmas instruções para o preparo do leite de soja, substituindo apenas o grão. Para quem não possui uma máquina dessas, é possível fazer esse iogurte com outros tipos de leite vegetal também, como leite de castanhas. No entanto, o iogurte com leite de castanhas não ficará muito consistente. Aqui em casa já testamos com o leite de castanha-do-Brasil e gostamos.

Modo de preparo do iogurte:
O procedimento para o preparo desse iogurte é igual aos demais iogurtes caseiros: Após o preparo do leite (vegetal), deixe o leite esfriar até atingir a temperatura de 40 graus ou “morno esperto” (no verso da embalagem do fermento lácteo há instruções de como garantir a temperatura correta de maneira simples e sem auxílio de termômetro). Despeje o leite em um recipiente de vidro (para quem não tem iogurteira como eu) e misture o conteúdo do sachê até o fermento dissolver por completo. Em seguida, enrole o recipiente em um cobertor e deixe descansar em um local aquecido (isopor ou caixa térmica funcionam bem) de 8 a 12 horas para adquirir consistência. Após esse período, conservar em geladeira.

Sugestão de consumo:
Aqui em casa gostamos de comer o iogurte de grão-de-bico adoçado com mel ou tâmara e acompanhado de frutas e sementes. Fica excelente com banana, pêra, mamão, maçã, kiwi ou morango.

Autora: Karina C. Deana – Vida Campestre

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...