Papa de aveia vegetariana

Essa papa/pudim é deliciosa no café da manhã, no lanche ou como jantar leve. Caso queira algo mais simples (e menos calórico), corte o leite de coco e o coco ralado. A papa vai ficar menos cremosa e mais parecida com a receita tradicional, mas ainda vai ficar deliciosa e super nutritiva. Pra quem tiver interessado na informação nutricional aqui vai um rápido resumo: aveia = rica em ferro, proteína e fibras; passas = ricas em ferro; banana = rica em potássio e vitaminas; oleaginosas = ricas em proteínas, minerais, vitaminas e gorduras boas. Mas confesso que isso nunca foi importante pra mim. Eu como papa de aveia não porque é saudável, mas porque é um dos meus pratos preferidos, além de me trazer reconforto nos momentos difíceis. Papa de aveia é pra mim o equivelente comestível de um abraço de mãe.

Eu prefiro aveia em flocos grossos. Demora mais pra cozinhar, certo, mas a textura é muito mais interessante e (talvez seja psicológico) acho que o gosto é melhor também. Antes eu usava leite de soja, mas passei a só tomar leite de amêndoas e é com ele que faço minha papa hoje. Sinta-se à vontade pra usar o leite que preferir. A banana e as passas são suficientes pra adoçar a papa, por isso gosto de usar um leite não adoçado. Se preferir uma papa mais doce, use leite de soja adoçado.

  • ½ x de aveia em flocos grossos
  • 2 x de leite de soja (ou de amêndoas)
  • 1/3 x de leite de coco
  • 1 a 2 cs rasas de coco ralado seco
  • ½ cc de canela (mais pra polvilhar)
  • 1 cs de passas (opcional)
  • 1/2 banana madura (ou 1 banana pequena)
  • 1 punhadinho de oleaginosas (amêndoas, avelãs ou castanha do Pará)

Coloque a aveia, leite de soja, leite de coco, canela, passas e coco ralado em uma panela pequena e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até a aveia ficar macia e a mistura ficar cremosa (15 a 20 minutos). Se preferir usar aveia em flocos finos, você vai precisar de menos leite e o tempo de cozimento será bem menor. Desligue o fogo e deixe a papa descansar coberta enquanto prepara os outros ingredientes*. Pique as oleaginosas em pedacinhos e reserve. Amasse a banana no prato em que for servir a papa. Despeje a mistura de aveia por cima, mexa bem e termine com as oleaginosas picadas. Polvilhe um pouco canela, se desejar. Serve 1.

*Eu tenho um método secreto pra cozinhar aveia em flocos grossos rapidinho e de quebra deixar a papa ainda mais cremosa. Na noite anterior (imaginando que você vai comer a papa no café da manhã), misture a aveia e o leite de soja em um recipiente com tampa e deixe descansar na geladeira. Além de acelerar o cozimento da aveia, isso também diminui a quantidade de leite necessária pra fazer a papa. Nesse caso você vai precisar de 1x de leite de soja pra ½ x de aveia (a quantidade dos outros ingredientes continua igual). Na manhã seguinte a aveia vai estar bem macia. Junte o leite de coco, coco ralado, passas e canela prossiga a receita como indicado acima.

Fonte: Papacampveg

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...