A reversão do câncer de próstata

Homens com estágio inicial de câncer de próstata, que mudam intensivamente seu estilo de vida podem parar ou mesmo reverter à progressão de sua doença. Esta pesquisa foi o primeiro teste clínico mostrando que a mudança de estilo de vida afeta na progressão de qualquer tipo de câncer. Os achados do estudo são publicados no Journal of Urology, setembro de 2005. O estudo foi dirigido por doutores Dean Ornish, professor clínico e Peter Carroll, Departamento de Urologia, ambos da Universidade de Califórnia, São Francisco, e William Fair, chefe da cirurgia urológica e oncologia urológica do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Neste estudo participaram 93 pacientes com diagnóstico comprovado pela biópsia dirigida, os quais não foram recomendados a submeter aos tratamentos convencionais por razões não relacionadas a este estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos aleatoriamente sendo que a um grupo (grupo A) foram introduzidas mudanças consideráveis de dieta e estilo de vida e o outro grupo (grupo B) permaneceu inalterado. Após um ano, pesquisadores acharam níveis de PSA (proteína marcadora de câncer de próstata) diminuídos nos homens do grupo A, mas aumentados no grupo B. Havia uma correlação direta entre grau de mudança de estilo de vida e níveis de PSA. Também, foi achado que o plasma dos participantes do grupo A inibiu o crescimento do tumor de próstata in vitro em 70% enquanto o do grupo B apenas em 9%. Mais uma vez, houve uma correlação direta entre grau de mudança de estilo de vida e inibição do crescimento de tumor de próstata.

Foram introduzidas quatro alterações no estilo de vida
1. Alimentação vegana consistindo em frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosos suplementado com soja, vitaminas e sais minerais.
2. Moderado exercício físico aeróbico.
3. Controle do stress pela meditação.
4. Sessão semanal de suporte ao grupo- Uma nutricionista à disposição para a consulta e a enfermeira responsável que entrava em contato com os participantes uma vez por semana.
Nenhum dos participantes do grupo de mudanças de estilo de vida (A) recebeu os tratamentos convencionais do câncer de próstata tais como cirurgia, quimioterapia e radioterapia durante o estudo, mas 6 do grupo B receberam os tratamentos convencionais pelo agravamento da doença. Os pacientes do grupo A relataram uma melhora significativa de qualidade da vida. Este estudo mostra claramente como o estilo de vida influencia o comportamento das células cancerosas e normais. Cada pensamento e ato têm ação direta nos genes alterando-os (mutação genética) ou restaurando-os. A motivação que leva para mudança dos hábitos de vida afetam grandemente o comportamento. Se a motivação é basicamente por medo, o paciente não experimentará a plena liberdade e não terá prazer num novo estilo de vida. Por fim, o novo estilo de vida tornará um peso e o indivíduo vai retornar aos hábitos anteriores. Quando a motivação é pela compreensão de que o homem tem privilégio de desfrutar os hábitos de vida que proporcionem os fenômenos de vida no organismo (nas células), o novo estilo de vida trará verdadeiramente a plena liberdade.
 
O estilo de vida que verdadeiramente proporciona uma vida plena pode-se resumir da seguinte maneira:
1. Dormir o mais cedo possível à noite, com um sono profundo.
2. Beber água tanto quanto o organismo necessite.
3. Praticar atividade física produtiva, que traga satisfação e realização.
4. Ter melhor qualidade de ar o quanto possível.
5. Usar adequadamente os raios solares.
6. Ter alguém que você possa confiar em todas as situações.
7. Comer com alegria e agradecimento os alimentos de origem vegetal.
8. Fazer todas as coisas com moderação.
O estilo de vida com os hábitos acima citados certamente farão você experimentar maior liberdade e felicidade.
 
Fonte: Espaço Vida Natural
[adrotate group="1"]