Gerenciando o tempo no campo – Missionários em terras distantes

Desde que cheguei a escola de missionários onde estamos estudando, uma das minhas maiores dificuldades foi acostumar com uma agenda lotada de tarefas, estudos, trabalho, reuniões e cultos. Me senti totalmente perdida e exausta com a rotina proposta. Orava a Deus constantemente pedindo forças e sabedoria para fazer tudo de maneira correta e no tempo certo. Logo percebi que seria impossível praticar os 8 remédios naturais e cumprir com tudo o que estava sendo proposto. Nesse momento deveria fazer uma escolha, e qual seria? Pedi sabedoria a Deus para entender a Sua vontade. Um verso me veio a mente: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33. Entendi nesse momento que se colocasse a Deus em primeiro lugar em minha vida, todo o mais seria acrescentado. Essa promessa foi um alento ao meu coração apreensivo.

Desde que estudei sobre a vida no campo e seus benefícios, pensei “romanticamente” numa linda casinha entre as montanhas, uma rede na varanda, um cachorro brincando no gramado e muito tempo sobrando para fazer tudo o que não conseguia realizar na cidade. Pensei também nos problemas desaparecendo, numa tranquilidade constante e numa felicidade eterna.

Muitos que desejam mudar para o campo o fazem tentando se livrar de sua vida totalmente caótica na cidade. Colocam o campo como um refúgio, a solução ideal para todos os problemas, sem antes viver o campo na sua vida, mesmo estando na cidade. Não pense que você mudará sua vida quando mudar de ambiente. Você fará o ambiente dependendo de como vive hoje. Gerenciar o tempo de forma sábia e conforme a palavra de Deus é o primeiro grande passo para ter sucesso nessa mudança tão importante.

Minha maior descoberta foi que mesmo no campo minha vida poderia ser caótica, dormindo tarde, acordando de madrugada, aceitando todos os convites dos amigos e fazendo todas as tarefas propostas. Claro que devemos ser responsáveis com tudo o que fazemos, mas como entender a ordem exata de importância e como lidar com tudo o que não conseguimos fazer?

“Buscai primeiro o reino de Deus…”, esse é o segredo para uma vida espiritual de sucesso. Você pode estar no lugar certo, mas se não está conectado na Pessoa certa, vai se sentir cada dia mais fraco e sua experiência no campo será terrivelmente dolorosa, cheia de amargura. Você sentirá que talvez tenha se equivocado, que melhor seria voltar para a cidade. Quando Deus não é o primeiro, a fé mingua rapidamente e quando chegam os ventos de provações e sofrimentos o primeiro que acontece é duvidar da mensagem recebida e da escolha feita. A linda casinha no campo se torna um monstro ao qual você tentará se livrar rapidamente e a vida campestre se transforma numa experiência dolorosa e difícil.

Busque a sabedoria de Deus, em qualquer lugar que você esteja. Faça uma lista de prioridades com Deus no topo e sua família em segundo lugar. O restante do tempo você poderá preencher com suas tarefas diárias. Com certeza não será possível agradar a todos, mas sua vida espiritual e familiar dará o suporte necessário para enfrentar qualquer provação.

Por Juliana C. Oliveira – Missionários em terras distantes

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...