Ágar-ágar: gelatina vegetal, saudável e natural

Há alguns anos, almoçando em um restaurante vegetariano, experimentei uma gelatina vegetal muito saborosa. Encantada, perguntei a um funcionário que gelatina era aquela e se poderia ver a embalagem para conhecer o produto. Ele gentilmente trouxe a embalagem e pude ler o rótulo. Que decepção! A gelatina de fato era vegetal, mas estava longe de ser natural. Era pura química! Uma mistura de conservantes, corantes, emulsificantes e por aí vai. A lista era bem grande. Na ocasião, confirmei algo que já havia notado em alguns produtos: não basta ser vegetal, é preciso ser saudável e natural. Por isso, a importância de sempre lermos o rótulo. Não importa o que a embalagem diz, o que vale é a lista de ingredientes. Se a lista é muito grande, já podemos desconfiar!

Esse já não é o caso da gelatina de ágar-ágar. A ágar-agár é uma substância 100% natural e saudável extraída de algas vermelhas. Ela forma com facilidade um hidrogel e não precisa ser refrigerada para endurecer, pois endurece normalmente em temperatura ambiente. Possui cor esbranquiçada e sabor neutro, podendo ser acrescida de qualquer sabor de nossa preferência. A ágar-ágar é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou em lojas de produtos japoneses. Existem algumas marcas no mercado, mas a que encontro com maior facilidade é a da foto acima.

Na embalagem há instruções de preparo, mas levei um tempinho para pegar o jeito e compartilho com você a seguir:

Gelatina de ágar-ágar

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de ágar-ágar
  • 500ml de água
  • 500ml de suco de sua preferência (maracujá é o nosso predileto)
  • Mel a gosto

Modo de fazer:
Fazer o suco beeeem concentrado e adoçar além do normal (lembre-se de que o suco será diluído em mais 500ml de água, portanto, a quantidade de doce deve ser suficiente para 1 litro de líquido). Reservar. Diluir a ágar-ágar em 500ml de água e deixar ferver por 10 minutos em fogo brando. Desligar. Retirar com uma colher ou escumadeira a espuma branca que se forma após a fervura. Acrescentar o suco concentrado e misturar bem. Colocar em tacinhas ou em um refratário ainda quente (endurece rápido) e deixar esfriar. Não é preciso colocar na geladeira para endurecer.

Sabores que já testei e aprovei: uva (usei o suco 100% integral da Superbom e acrescentei mel), limão (fiz uma limonada bem forte) e maracujá (sempre faço o suco natural bem concentrado).

Em vez de suco, uma amiga preparou leite vegetal com alfarroba (carob) e adoçou com mel. Tive a oportunidade de experimentar e gostei muito, mas ainda não tentei fazer.

Dica: A ágar-ágar também pode ser usada para dar consistência a cremes e coberturas. Um exemplo disso é o creme de amêndoa. Clique aqui para ver a receita.

Bom apetite!

Gostou deste conteúdo? Então faça o download do nosso livro digital gratuito...

Gostou deste conteúdo? Então conheça agora o nosso método para se tornar vegetariano...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...

Gostou deste conteúdo? Então assista esta super aula online que nós preparamos para você...