Creme de ervilhas e mandioquinha – por Vanessa Rosa

Tenho procurado tornar o jantar cada vez mais leve. A refeição noturna não deve mesmo ser muito calórica, já que em poucas horas estaremos dormindo.

O clima frio pede uma sopa morninha. O meu filho caçula ama sopa e descobri uma ótima forma de fazer a primogênita gostar também. Vou contar este detalhe no final.

Eu não costumo seguir receitas para fazer sopa. Gosto de inventar com o que temos na geladeira. A invenção desta semana foi um creme de ervilhas com mandioquinha.

 

Segue a receita para vocês também provarem essa delícia:

Ingredientes

  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho (não sei fazer nada com pouco alho, mas você pode diminuir se achar demais)
  • 2 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (chá) de açafrão
  • 1 tomate maduro
  • 5 mandioquinhas (batata salsa ou batata baroa em outras regiões)
  • 300 g de ervilhas (usei congelada)
  • Sal a gosto
  • Temperos verdes a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, exceto o sal e os temperos verdes, em uma panela. Acresente água (uns 2 dedos acima do nível dos ingredientes) e cozinhe. Não precisa refogar nada, acredite (evite fritar os alimentos). Eu cozinhei na pressão por uns 10 minutos, mas pode cozinhar na panela convencional, só vai demorar mais, mas certamente é mais saudável.

Depois bata tudo no liquidificador. Volte o conteúdo para a panela, acrescente o sal, deixe ferver um pouquinho, desligue o fogo e por último acrescente um fio de azeite e temperinho verde de sua preferência.

Para acompanhar fiz pipoca no lugar de croutons.

É possível fazer pipoca sem gordura. Você só precisa deixar a panela aquecer bem, coloque a pipoca, mexa, tampe a panela e de vez em quando dê uma chacoalhada na panela (com tampa fechada) para evitar que queime

Se preferir, além do sal tempere a pipoca com temperinhos secos, como alho ou cebola em pó, orégano ou procure na internet uma receita de “substituto para parmesão ralado” (já vi algumas receitas na internet e espero testá-las em breve).

Esse acompanhamento tão simples fez minha filha tomar sopa com gosto.

Espero que você também goste.

Por Vanessa Rosa – Dia a Dia: uma mãe vegetariana

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...