Receita de Leite 100% Vegetal (A Base de Aveia)

Gostaria de deixar com vocês algo que é parte da minha dieta. Além da aveia ser um dos alimentos do reino vegetal mais rico em proteína, é muito gostosa e dá para comê-la de varias formas. Abaixo deixo com vocês algumas dicas:

Leite de aveia criativo

  • Passo 1: Deixe 1 xícara de aveia de molho em 2 xícaras com água fria por 2 horas ;
  • Passo 2: Bata no liquidificador e coe em uma peneira ou em um pano fino;
  • Passo 3: Em seguida acrescente meio litro de água quente e uma pitada de sal apenas para dar uma realçada no sabor;
  • Passo 4: Servir quente ou frio.

Dica 1: Após coar o leite, aproveite o resíduo extraído para passar no pão, se desejar pode misturar com mel ou melado. Ou também amasse uma ou duas bananas ou mamão e misture com o resíduo, é uma delicia!

Dica 2: Seja criativo(a)! Utilize frutas liquidificadas com o leite, fica uma delícia, exemplo: manga, mamão, banana, abacate, açaí, laranja…

Dica 3: Desejando adoçar o leite, prefira fazê-lo com mel ou melado. Evite o açúcar branco refinado, cristalizado ou adoçantes artificiais, pois os mesmos são altamente prejudiciais à saúde.

Dica 4: Talvez você não tenha tempo para esperar 2 horas com a aveia de molho até preparar o leite, por isso se você está planejando usar este leite vegetal em um desjejum/café da manhã, você pode deixá-lo de molho antes de dormir, e então no dia seguinte pela manhã você pode seguir fazendo esta receita a partir do passo 2.

Receita elaborada pela Fernanda Santos e publicada originalmente aqui.

Gostou deste conteúdo? Então assista o nosso mais novo vídeo...