Pão 100% Integral – mais que um alimento, um remédio natural – Por Karina C. Deana

Print Friendly

6915634533_73985cf82cOlá!

Pensando na receita desta semana, resolvi optar por uma receita de pão que é a minha predileta. Agora que você já sabe fazer a maionese de soja, nada melhor do que um pãozinho feito em casa para acompanhar!

Esta receita de pão foi desenvolvida pelo meu esposo à partir de várias receitas que recebemos assim que nos tornamos vegetarianos. Uma ideia daqui, outra dali, e surgiu esta receita. Fazer pão em casa não é tão trabalhoso quanto parece. Aqui em casa, costumo fazer dois quilos de uma vez. Congelo os pães depois de assados e ficamos abastecidos por duas semanas (somos só em 2 aqui). Se você optar por congelar os pães também, uma dica importante é não descongelá-los no micro-ondas. Apesar da praticidade desse utensílio, ele é altamente perigoso para a saúde. O melhor mesmo é deixar o pão fora do congelador por algumas horas e depois aquecê-lo no forno. Acredite, só consegui colocar isso em prática depois que me livrei desse aparelho!!!

Esta receita de pão é 100% integral e por isso fique atento a algumas dicas (Para facilitar, você pode fazer o download do ebook gratuito “Segredos do Pão 100% Integral” >>clicando aqui<< e ter esta receita sempre no seu computador, tablet ou mesmo no celular).

O pão 100% integral, além de nutritivo, também é um remédio natural. Ele ativa o intestino lento, ajudando na limpeza da pele, contribui para a diminuição de taxas de colesterol e é excelente para quem deseja combater os triglicerídeos. Aqueles que lutam contra o câncer também devem fazer uso desse pão, segundo afirmam os médicos naturalistas. Infelizmente, os pães integrais industrializados não são 100% integrais e, por isso, não oferecem todos esses benefícios, sem contar que contêm aditivos químicos, como os conservantes.

Aí vai a receita:

PÃO 100% INTEGRAL

Ingredientes:

· 1 kg de farinha integral fina
· 1 colher de sopa de sal marinho
· 1 envelope de fermento biológico seco (Fermix ou concorrentes)
· 2 copos e meio de água morna
· ½ copo de óleo ou azeite

Ingredientes Opcionais:
Castanha triturada, gergelim, linhaça triturada, gérmen de trigo (1 colher de sopa) ou aveia (no máximo 2 colheres de sopa). Escolher apenas um ingrediente opcional por receita.

Modo de Fazer:
Numa tigela grande, misturar bem 400g (pouco menos da metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o óleo e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar aos poucos o restante da farinha integral, mexendo bem para não ficar “embolado”. Adicionar a farinha até a massa desgrudar da mão. Dividir a massa na quantidade desejada (filão ou bolinha) e abrir com o rolo. Enrolar a massa no formato desejado, colocar na forma e deixar crescer até dobrar de tamanho. O pão integral deve crescer apenas uma vez, ao contrário dos outros tipos de pão. Cuidado para a massa não tomar golpe de ar frio. Depois de crescida a massa, colocar os pães em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (ou até dourar). Lembre-se de consumir o pão apenas quando esfriar por completo.

Dica: Para que a massa dobre de volume mais rápido, coloque os pães para crescer dentro do forno ligado na temperatura mínima, mas com a porta entreaberta. Eles dobram de volume em 30 minutos.

Bom apetite!

Por Karina C. Deana – Receitas Vegetarianas: com pouco dinheiro e experiência