Pão 100% Integral – mais que um alimento, um remédio natural – Por Karina C. Deana

Print Friendly

6915634533_73985cf82cOlá!

Pensando na receita desta semana, resolvi optar por uma receita de pão que é a minha predileta. Agora que você já sabe fazer a maionese de soja, nada melhor do que um pãozinho feito em casa para acompanhar!

Esta receita de pão foi desenvolvida pelo meu esposo à partir de várias receitas que recebemos assim que nos tornamos vegetarianos. Uma ideia daqui, outra dali, e surgiu esta receita. Fazer pão em casa não é tão trabalhoso quanto parece. Aqui em casa, costumo fazer dois quilos de uma vez. Congelo os pães depois de assados e ficamos abastecidos por duas semanas (somos só em 2 aqui). Se você optar por congelar os pães também, uma dica importante é não descongelá-los no micro-ondas. Apesar da praticidade desse utensílio, ele é altamente perigoso para a saúde. O melhor mesmo é deixar o pão fora do congelador por algumas horas e depois aquecê-lo no forno. Acredite, só consegui colocar isso em prática depois que me livrei desse aparelho!!!

Esta receita de pão é 100% integral e por isso fique atento a algumas dicas. O pão 100% integral, além de nutritivo, também é um remédio natural. Ele ativa o intestino lento, ajudando na limpeza da pele, contribui para a diminuição de taxas de colesterol e é excelente para quem deseja combater os triglicerídeos. Aqueles que lutam contra o câncer também devem fazer uso desse pão, segundo afirmam os médicos naturalistas. Infelizmente, os pães integrais industrializados não são 100% integrais e, por isso, não oferecem todos esses benefícios, sem contar que contêm aditivos químicos, como os conservantes.

Aí vai a receita:

PÃO 100% INTEGRAL

Ingredientes:

· 1 kg de farinha integral fina
· 1 colher de sopa de sal marinho
· 1 envelope de fermento biológico seco (Fermix ou concorrentes)
· 2 copos e meio de água morna
· ½ copo de óleo ou azeite

Ingredientes Opcionais:
Castanha triturada, gergelim, linhaça triturada, gérmen de trigo (1 colher de sopa) ou aveia (no máximo 2 colheres de sopa). Escolher apenas um ingrediente opcional por receita.

Modo de Fazer:
Numa tigela grande, misturar bem 400g (pouco menos da metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o óleo e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar aos poucos o restante da farinha integral, mexendo bem para não ficar “embolado”. Adicionar a farinha até a massa desgrudar da mão. Dividir a massa na quantidade desejada (filão ou bolinha) e abrir com o rolo. Enrolar a massa no formato desejado, colocar na forma e deixar crescer até dobrar de tamanho. O pão integral deve crescer apenas uma vez, ao contrário dos outros tipos de pão. Cuidado para a massa não tomar golpe de ar frio. Depois de crescida a massa, colocar os pães em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (ou até dourar). Lembre-se de consumir o pão apenas quando esfriar por completo.

Dica: Para que a massa dobre de volume mais rápido, coloque os pães para crescer dentro do forno ligado na temperatura mínima, mas com a porta entreaberta. Eles dobram de volume em 30 minutos.

Bom apetite!

Por Karina C. Deana – Receitas Vegetarianas: com pouco dinheiro e experiência

103 Comentários

  1. Eliana disse:

    Oi, Karina!
    Muito grata pelas receitas. O pão também crescerá rapidinho, colocando-o no forno desligado com a lâmpada interna ligada.
    Parabéns pelo site.

    • Karina disse:

      Olá Eliana,

      Muito boa sua dica. Costumo fazer isso em dias quentes, mas em dias frios, ligo o forno no mínimo e deixo a porta entreaberta. Fico feliz que tenha gostado do site. Nossa equipe agradece. Um abraço.

  2. Oi Karina! Adorei esta receita, super pratica, diferente de todas que conheço. Tenho duas duvidas: pq o fermento seco? sempre ouvi falar que o fermento fresco é melhor para fazer pão pois o deixa mais gostoso.. é possivel fazer este pao com o fresco tambem? vc ja fez alguma vez? Outra duvida: Sempre li em todas as receitas de pao que conheço, e ouvi falar, e inclusive fui numa oficina de pão recentemente, em que a culinarista fez um pao tbm toalmente integral e mencionou isto: da importancia do pao crescer duas vezes.. sempre, ela ratificou. Primeiro na bacia, numa bola só.. depois, novamente sovado, feito o formato e colocado para crescer de novo.. na verdade é a primeira vez q leio que o pao (integral ou nao..) só deve crescer uma vez.. a sua informação é de onde? baseada em que? Desculpe tantas perguntas, é só para efeito de informação, pesquisa, e aperfeiçoamento mesmo ;) Obrigada!

  3. Karina disse:

    Thalita,
    Fico feliz que tenha gostado da receita. Ela é realmente super prática e faço sempre aqui em casa. Respondendo suas perguntas:
    Indiquei o fermento seco por ser mais prático, mas essa o fermento fresco também dá certo. Nesse caso, você terá que fermentá-lo antes. Eu já fiz essa receita com o fermento fresco e ficou muito bom também, apesar de não ter dado diferença em relação ao fermento seco.
    Quanto ao crescimento da massa, a minha informação baseia-se apenas na prática. Em algumas ocasiões, já fiz essa massa crescer duas vezes, como você explicou, mas notei que o pão fica mais pesado e fica do mesmo tamanho que se fizesse do outro jeito. Notei que ao deixar crescer apenas uma vez, o pão fica mais leve e macio, além de ser mais prático. A partir de então, nunca mais deixei crescer duas vezes e sempre fica muito bom. Mas se você quiser, pode proceder do jeito que aprendeu na oficina que vai dar certo também. Se tiver mais perguntas, é só escrever. Tenho prazer em ajudar.
    Um abraço.

  4. Olá Karina!
    Sempre coloco açúcar mascavo ao preparar o pão em casa; na verdade nem sei qual é a função dele no pão, mas mesmo assim coloco, seguindo receitas em geral. Tenho uma pergunta: Pq essa receita não leva açúcar? O gosto fica bom sem usá-lo?
    Fico feliz se a resposta for positiva, afinal, quanto menos ingredientes, mais praticidade pra nós e isso é muuuuito bom!!!
    Desde já obrigada!

  5. Karina disse:

    Olá Carol,

    A função do açúcar é ativar o fermento fresco (aquele de padaria). No entanto, se você usar o fermento biológico seco (fermix e concorrentes) o açúcar não é necessário, pois esse fermento não precisa do açúcar para ser ativado. Eu sempre faço o pão sem açúcar e o sabor não muda em nada. Faça o teste!
    Um abraço.

  6. Marcos disse:

    Boa tarde karina, gostaria de saber, já que não entendo muito de cozinha, se esse delicioso pão poder ser assado também no microondas?

    • Karina disse:

      Marcos,

      Não é possível assar esse pão em micro-ondas. Ele pode ser assado em forno elétrico, forno convencional à gás e forno à lenha.

  7. Karin disse:

    Boa tarde!
    Qual a medida do copo? Copo americano ou copo tipo de requeijão? Acho melhor saber em “ml” a quantidade de água, não é? Quando testar lhe aviso. Agradeço desde já. Fique com Deus.

  8. Olá! Karin

    Gostaria de saber se eu posso rechear este tipo de pão por (ex.com doce de ameixa natural ou pasta de amendoim).

    Também queria saber + ou – quanto tempo deve ser cosumido, da data de fabricação a mais quantos dias.

    Desde já agradecida.
    Cleice Viana

    • Karina disse:

      Cleice,
      Pode rechear, sim. Fica uma delícia! Em geral, dependendo das condições climáticas do local, o pão dura 1 semana fora da geladeira. Eu costumo congelar os pães e ir descongelando conforme a necessidade para não correr o risco de mofarem.
      Até mais!

  9. Ueslei disse:

    Olá Karina. Eu segui a receita direitinho, mas meu pão não ficou bom. Ele não CRESCEU e ficou com um gostinho de que a massa estava cru.
    O que devo fazer?

    • Lia Oliveri disse:

      Eu também fiz o pão conforme a receita e o resultado foi o mesmo, ficou duro e a massa, crua por dentro. Onde eu errei?

  10. Pricila disse:

    Irmã Karina..que a graça de Deus esteja com você e com toda família!

    Fiz o pão, o sabor ficou excelente, mas ficou meio duro…lendo os post’s acima vi que coloquei um copo pequeno que não contém 250ml….vou fazer novamente!

    Acompanhei a receita do arroz integral; nunca tinha conseguido fazer: duro, papa….desde o dia 02/12 meu arroz saiu excelenet para honra e glória de Deus [fiquei orando para que o pão e o arroz ficassem bons!]…

    Obrigada por partilhar as receitas! Deus seja louvado pela sua iniciativa…Beijos.. [IASD Grupo Bom Jesus Camanducaia]

  11. Ma. Solange G. Rocha disse:

    Karina, a respeito da sua receita de Pão 100% integral, em que momento eu coloco o fermento. Devo colocar junto com a farinha e o sal? Não ha necessidade de dissolvê-lo?

    Mais uma duvida, se o pão integral deve crescer apenas 1 vez, não posso coloca-lo direto para assar e então ele crescera enquanto estiver assando?

    Eu so posso comer pão 100% integral. Estou em busca de uma receita facil, pratico e gostoso. Parece que eu encontrei. Assim que vc me responder vou colocar em pratica. Obrigada.

  12. Nelson Junior disse:

    Olá, pela minha experiência com pães coloquei apenas 650 grs.
    de farinha. Colocando 1 kg ficaria muito duro, pesado. Ficou leve.
    Você colocou 1 kg, mesmo ou foi erro de digitação?
    Obrigado.

  13. Denise disse:

    Prezada Karina
    Ao invés de abrir a massa com rolo, posso colocar direto numa forma para pão de forma? Obrigada

  14. daniela disse:

    Oi karina,bom dia
    Nao sou vegetariana mas estou em busca de uma alimentação mas saudavel ha alguns anos. Comprava meus paes integrais no mercado mas eles vem com pouca farinha integral e onde moro nao acho o 100% integral, por isso quero fazer. So uma duvida. Eu gosto de ovos nos paes,essa receita pode levar ovos ou leite? pergunto pq alguns vegetatarianos sao ovolactovegetarianos, portanto consomem esses ingredientes.
    Grata

  15. Matthaeus disse:

    Não precisa usar glúten?
    Se for é excelente.

  16. ale disse:

    oi gostaria de saber se esse pão fica em aparencia igual pao de forma ou igual a bolo? e se pode se acrescer linhaça,gergelim essas coisas e se alteraria a receita caso acrescente tais .

    • admin disse:

      Olá, a aparência desse pão é igual ao pão caseiro. Você pode acrescentar outros ingredientes, como você sugeriu, mas apenas um por receita, para não ficar muito pesado! Abraços, Equipe TPV

  17. Renato disse:

    Porque abrir a massa com rolo? Qual a necessidade disso? Não pode assar direto? Obrigado.

    • admin disse:

      Pode ser direto também, mas dessa forma o pão tende a crescer mais e a massa ficar mais homogênia. Abraços, Equipe TPV

  18. Gabriela disse:

    Olá! Gostei demais da receita, vou tentar fazer em casa. Uma dúvia: pq não posso colocar mais de um ingrediente opcional por vez? Queria colocar linhaça, chia e aveia…
    Obrigada!

    • admin disse:

      Olá Gabriela, quanto mais ingredientes mais pesado o pão fica. Você pode colocar mais de um, se quiser. Abraços, Equipe TPV

  19. elaine disse:

    posso cilindrar a massa?

  20. Gabriela disse:

    Olá! Adorei encontrar o site! Estou fazendo um pão agorinha, mas ele é com farinha de trigo comum e integral, misturadas. Na próxima vez farei sua receita 100% integral!
    Quanto ao fermento, tenho uma dúvida. É aquele pacotinho de 10g que vende no supermercado? Porque estou fazendo esse pão que só vão 3x de farinha e pedia um saquinho, e sua receita é de 1kg. É isso mesmo? Um pacotinho de 10g?

    Obrigada!

    • admin disse:

      Olá Gabriela…o fermento é esse mesmo, o seco que é vendido em pacotinho de 10 gramas. Abraços, Equipe TPV

  21. Daniela disse:

    Adorei essa receita! Nunca tinha feito pão integral, mas andava insatisfeita com esses comprados em virtude de ter pouca farinha integral e muitos conservantes. Já fiz 3 vezes! Na segunda ele não cresceu nadinha, devo ter errado alguma coisa, e mesmo assim o sabor era ótimo! Nas outras duas ele cresceu e ficou muuuito bom! Obrigada!

  22. Lia Oliveri disse:

    Olá!!!
    Preciso de uma ajuda.
    Fiz o pão integral mas não deu certo. Nunca havia feito um pão antes e prestei muita atenção na receita para não errar. O que ocorreu é que o pão não cresceu. Deixei descansando por 2h30, dentro do forno. Assei por aproximadamente 40 minutos, até que ficou bem dourado. Deixei esfriar e ficou parecendo um biscoito ( duro ) e por dentro estava cru. Onde eu errei? Bjs Lia

    • admin disse:

      Olá Lia, difícil falar exatamente onde vc errou…afinal são tantas as possibilidades. Geralmente quando o pão não cresce está associado ao fermento (às vezes eles estão velhos), ou a uma massa muito seca ou muito mole. Vc pré-aqueceu o forno antes de colocar o pão? Se o forno está morninho o pão cresce com mais facilidade. Eu sugiro que vc não desista, tente de novo e com a prática vc vai identificando o ponto da massa. Abraços, Equipe TPV

      • Lia Oliveri disse:

        Sim, Karina. Aqueci bem o forno e depois diminui para 180º e esperei ficar dourado. Vou faze-lo novamente e depois te conto. Obrigada

  23. CRISTIANE disse:

    ola.fiz o pao e ficou duro e amargo.onde errei?o que fazer para ficar macio e gostoso?a farinha de trigo integral que usei tinha glutem.todas tem?usei um pacote de fermento que equivale a 03 tabletes.isso que deixou amargo?

    • admin disse:

      Olá Cristiane, o amargo pode ser da farinha integral que muitas vezes está velha. Isso também ajuda o pão a não crescer. Antes de usar a farinha vc deve experimentá-la…se estiver amarga é porque já é velha. O fermento é aquele seco, no pacotinho de 10 gramas. Abraços, Equipe TPV

      • CRISTIANE disse:

        ola equipe TPV. COMO POSSO EXPERIMENTAR A FARINHA NO MERCADO.EXISTE A VENDA NO VAREJO?
        TEM ALGUMA MARCA DA FARINHA DE TRIGO INTEGRAL QUE VCS PODERIAM ME INDICAR?GRATA, CRISTIANE

        • admin disse:

          Para experimentar a farinha é preciso comprar à granel. No supermercado só olhando a data de validade. Indicamos marcas como Jasmini, Yoki, Mãe da Terra. Essas são as que conhecemos. Abraços, Equipe TPV

  24. Ótima receita. Simples e saudável. Apenas uma observação:

    É mais seguro, ao deixar os pães crescerem no forno, não manter a chama acesa, como está sendo recomendado. Apenas esquentar o forno, desligá-lo, e colocar os pães.
    Muitos fornos, mesmo com fogo baixo,têm calor suficiente para começar a assar os pães antes que cresçam, o que seria totalmente indesejável. Estando a temperatura “quente” e não apenas “morninha”, o crescimento será prejudicado ao invés de ser favorecido.

  25. Alberto disse:

    Gostei muito da receita, mas a casca do pão ficou muito dura. Como faço para deixa-lá mais macia

    • admin disse:

      Oi Alberto, é só tirar o pão da forma e colocar por cima um pano de prato limpo. Esse abafamento faz a casca ficar mole. Abraços, Equipe TPV

    • Mônica disse:

      Olá Alberto, para que a casquinha do pão fique mole, depois de desenforma-los coloque-os encima de um pano limpo e seco, pegue outro pano limpo molhe bem e depois tire bem o excesso de água e coloque-o encima dos pães e por cima do pano úmido coloque uma sacolinha plastica fica bem molinha a casquinha parece de mercado. Abraço.

  26. carol disse:

    já fiz 2 vezes eu meu pão não cresceeee =(((, o fermento não estava vencido!! e a farinha comprei fazia 1 semana… pq será?? pelo menos ficou gostoso, mas como não cresce ele fica bem pesado.
    obrigada pela atenção!!

  27. Vânia disse:

    Fiz essa receita e ADOREI, ficou perfeito.Uma delicia!!!!!!!!!!!

  28. Denise k disse:

    Fiz a receita e deu muito certo. Que bom que achei uma receita fácil e 100% de farinha integral. Tentei outras duas receitas e não ficaram boas.

  29. Rodrigo Campos disse:

    Posso fazer essa receita na máquina de pão?
    Obrigado.

    • admin disse:

      A máquina de pão tem suas próprias receitas e tempo para deixar crescer e assar. Recomendamos fazer o pão manualmente. Abraços, Equipe TPV

  30. Josi disse:

    Maravilhoso! ja estou fazendo pela segunda vez, acho que vai ser um habito comum! obrigada!

  31. Tania disse:

    Nao sei cozinhar, mas estou me concietizando de que preciso mudar meus habitos alimentares. Um deles e o pao. Amo pao entao gostaria de consumir algo mais saudavel. Fiquei com umas dubidas em relacao a receita o fermento que indica pode ser aqueles tipo royal ou nao? tem alguma forma especial para o pao assar ou posso colocar no forma e em uma forma untada? Voce disse que guarda o pao na geladeira, [e depois de assado ou a massa para assar? Se for a massa para assar posso colocar no congelador?
    Obrigada pela ajuda!!

    Tania

    • admin disse:

      Olá Tania,
      O fermento é o biológico para pães. O mais indicado é assar na forma para pão untada.
      O pão pode ser congelado depois de assado.
      Abraços, Equipe TPV

  32. Stela disse:

    Olá querida,

    Tenho uma duvida…qual é o fermento fresco e qual o seco, tem um que é para fazer bolos e outro para paes, não é isso??

    Obrigada…bjs

  33. Eduardo disse:

    Adorei a receita!!!!.. realmente não imaginava que tinha como fazer apenas com a farinha integral. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta. Gostaria de assar como pão francês, com a casca crocante em vez de pão-de-forma. Tem algo que eu deva fazer de diferente na hora de assar?
    Obrigado.

  34. Maria angelica disse:

    É a segunda vez que faço essa receita, realmente é muito boa, fica a crosta bem chocante, uma delicia, coloco sempre linhaça e semente de girassol! Recomendadissimo! Uma pergunta: essa receita também da pra fazer com farinha de trigo normal? Obrigada, feliz natal!

  35. Roseli Hijo disse:

    Estou buscando uma receita de pao onde possa utilizar a Cevada Torrada e Moída… posso fazer esse pão com ela? No lugar da linhaça etc?

    • admin disse:

      Olá Roseli, não fizemos esse teste para saber se pode dar certo. Mas vale a pena tentar, não é mesmo?! Abraços, equipe TPV

  36. felipe disse:

    olá gostaria de saber quantas calorias possui o pão…

  37. eliana disse:

    olá karina eu gostaria de saber se o pão integral é cinlidrado

  38. Quele disse:

    Olá,
    Adorei a receita, sim

  39. Quele disse:

    Olá,
    Adorei!!!! Maravilhosa !!!!
    Fiz hoje pela manhã, ficou macio e saboroso.
    Adorei o site, vo indicar muito.

  40. Evellyn Rojas disse:

    Olá, fiz este pão antes de ontem e a única coisa que posso dizer é que além de ser 100% integral ficou 100% DELICIOSO!!! Tenho procurado e testado receitas de pão integral caseiro, já que acho um absurdo o preço dos pães de forma que se dizem integrais no mercado e já que adoro cozinhar. Depois de várias outras receitas que fiz, essa ficou espetacular, não vejo a hora de fazer para minha família comer e se deliciar também! Obrigada pela receita!

  41. Irene disse:

    Olá, vi a sua receita, gostaria de dar uma dica: para crescer os pães sem precisar usar o forno, mesmo em dias frios: Modele os pães, coloque na assadeira e leve para crescer dentro de um saco plástico grande ( uso sacos proprios para cesta básica, a gente encontra em lojas de embalagens e descartáveis), feche o saco com um araminho ou prendedor de roupa,mantendo ar dentro dele. Só isso. Os pães crescem e ficam ótimos! Aprendi esse truque com uma instrutora do SENAR, do curso de quitandas. Vc pode ( e deve) guardar o saco plástico e utilizar várias vezes! Um abraço!

  42. Vilson disse:

    Bom dia.
    Infelizmente não deu certo o pão ficou duro e pesado, o que sera que fiz errado, procuro uma receita que o pão fique macio, como fica essa receita na verdade? fiz do jeito que a receita manda e mesmo assim não ficou macio.
    alguém pode me ajudar..
    Att. Vilson

  43. julia disse:

    Fiz e deu supercerto! Ficou leve e macio. Recomendo!
    Adorei!

  44. Cristina disse:

    Oie, vou testar a receita ainda hoje… há muito tempo venho procurando receita pão 100% integral, já testei várias e falharam… vamos ver essa…
    Minha pergunta é: por que consumir o pão somente depois de esfriar bem?
    Sempre comi pães quentinhos… adoro!
    bjos

  45. alexandre disse:

    fiz e ficou muito bom. só acho que faltou um pouco de açucar. ficou um pouco amargo. obrigado

  46. Jane disse:

    Equipe PTV,
    Boa noite!
    Vou experimentar a receita do pão e gostaria de saber se e como adicionar legumes(cenoura, beterraba…) na massa.
    Li ainda comentários sobre como fazer arroz integral,o meu não fica legal,poderiam me enviar a receita?
    Obrigada.

  47. telma disse:

    oi Karina adorei sua receita por ser 100% integral existem mtas receitas mas com farinha bca misturada bjsss. querida Parabéns pelo site

  48. socorro regis disse:

    Amei o pão integral 100%. O pão que eu procurava fazer em casa. Obrigada. Já fiz várias vezes em casa ficou ótimo!

  49. vivian disse:

    Olá !!! Já tentei fazer este pão 3 vezes mas acho que a quantidade de água é muita…. Minha massa demora para desgrudar das mãos e preciso acrescentar mais farinha..,,achei que o pão ficou pesado…. Estou usando copo de 250 ml como dito acima e azeite ao invés de óleo….alguma dica???? Tem mais um no forno agora, vamos ver o resultado! Muito obrigada!

    • admin disse:

      Olá Vivian, dependendo da temperatura e da umidade do ar vc pode precisar mais ou menos farinha. O importante é que o pão não deve grudar na mão. Se precisar pode inserir mais farinha! Abraços

  50. Marcia disse:

    Fiz e adorei!!! Uma delícia realmente!!! Como a onde eu moro está frio, usei a dica do forno… ele cresceu e ficou ótimo!!! obrigada por dividir esta delícia!!!

  51. Juliana disse:

    Ola Karina tudo bem? E se eu cilindrar a massa do pão integral sera que ela vai crescer ou não??

  52. Michele Abreu disse:

    Olá Karine, tudo bem?!
    Olha só, nunca fui muito de gostar de carnes de nenhum tipo, e por alguns períodos da minha vida ja cheguei a ficar alguns meses sem comer nenhum tipo de carne, por nao sentir vontade. E de duas semanas para cá, lendo alguns artigos relacionados a ingestão da mesma, e por respeito e amor aos animais, decidi não ingerir nada mais de carne e nem origem animal.
    Sendo assim, ja deve saber quais estão sendo minhas dúvidas né?!!! Diversas, muitas ref ao que posso comer e como variar meu cardápio. Mas, graças a Deus, e tb graças ao meu gosto apurado de não gostar de carnes, estou me adaptando muito bem.
    Mas vamos ao que interessa. Gostaria de saber se posso substituir a água morna por leite de coco ou água de coco?
    Ahhh, gostaria de te parabenizar pelo espaço, pela receita, e agradecer desde já tua atenção.

    Um abraço tchê.
    Michele

    • admin disse:

      Olá Michele, fico muito feliz pela sua decisão e força para realizar essas mudanças. Temos diversas matérias no nosso site além de um E-book de Receitas totalmente gratuito com diversas receitas fáceis e baratas. Também temos um programa chamado Desafio de Daniel: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/desafiodedaniel/ , onde você poderá aprender a como ter um estilo de vida saudável e como fazer essa transição.
      Quanto ao pão integral, se você colocar leite de coco ficará bem pesada a massa e poderá não crescer. Com água de coco nunca fiz um teste. O melhor seria usar água mesmo ou uma parte de água e outra de água de coco. Abraços, Juliana

  53. Josiane disse:

    Olá…
    Gostaria de saber como faço para congelar os pães? É depois de assado? Obrigada.

  54. Márcia Raquel Zunstein disse:

    Boa tarde! Fiz o pão e deu super certo. Deve ser guardado na geladeira? Qdo faço outras receitas de pão integral coloco na geladeira para não mofar. Obrigada.

  55. Juliana disse:

    Olá.Sempre faço pão integral, mas esse é o primeiro 100% integral. Aprovado. Gostei muito. Posso colocar açucar mascavo se quiser? Obrigada pela receita.

  56. nelci disse:

    boa noite adorei a receita gostaria de saber se poderia colocar sal comum em vez do sal marinho e gostaria de saber porque desse sal obrigada desde já a ele faz a diferença na massa fica macia ou não obrigada.

  57. Evandro disse:

    Olá, fiz o pão duas vezes já, só que não sei o possa estar dando errado, pois não cresce, ficando muito pesado. :(

    • admin disse:

      Olá Evandro, é farinha 100% mesmo, o segredo está em amassar muito bem o pão, ter um bom fermento, uma boa farinha e colocar pra crescer no modo que ensina o vídeo. Lembrando que se a massa estiver muito seca você pode acrescentar um pouco de água até ficar uma massa bem homogênia e que desgrude da mão. Abraços, Equipe TPV

  58. Lilian disse:

    Adorei este pão! Fácil de fazer e ficou uma delícia.

  59. Ricardo de Souza Castro disse:

    A receita esta perfeita, a melhor que encontrei. E deu certo os paes que fiz ontem a noite, aqui na cozinha com fogao a lenha acezo( lenha de angico, rsrss), dobraram de tamanho e assando muito bem. Moro em Alegrete-RS, e fiz o processo de deixar crescer com o forno entreaberto na temperatura minima.
    Agradeço muitissimo o post e o empenho para trazer a nossa mesa qualidade e saúde.
    Abraços!
    ricardo

  60. patrícia disse:

    Nossa receita maravilhosa ja havia feito outras mas está ficou perfeita fiz algumas modificacoes q ficaram mais saborosas ao meu paladar tirei um pouco do sal pq tenho q diminuir o sódio mesmo e coloquei o açúcar mascado coloquei gergilim uvas passas pretas e fiz o restante como explicado o pão ficou maravilhoso ótimo fofinho macio e muito gostoso usei tudo conforme foi dito maioria das outras receitas tem q colocar a farinha branca e eu queria uma totalmente integral mesmo.

  61. Olá, fiz o pão com 1/4 da receita e ficou muito bom!
    Recheei com creme de queijo ricota, azeite, castanhas picadas e um pouco de salsa.
    Vou fazer sempre! Obrigada!

  62. Ricardo de Souza Castro disse:

    incorporei aos ingredientes secos, no inicio da preparaçao, residuo de soja(okara) que sobra sempre que faço o leite de soja. Ficou uma massa super leve, cresceu bem mais que o dobro, e um gosto levemente doce, super delicioso.

  63. síntique disse:

    olá karina, tenho uma dúvida, se eu quiser fazer com o fermento biológico fresco qual a quantidade e como acrescentar na receita?

    Desde ja obrigada

Deixe um comentário

* Campos obrigatórios. Seu endereço de email não será publicado.