Queijo de Mandioca

Print Friendly

Temos a algum tempo buscado e experimentado algumas receitas de queijo vegano, e esta que vamos apresentar é fruto de algumas adaptações, e é a que mais se assemelhou a mussarela até então (isto não quer dizer que as possibilidades se esgotaram, seguiremos com novos experimentos).

Ingredientes:

  • 3 xícaras de purê de mandioca
  • 2 xícaras de água (do cozimento da mandioca)
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xicara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 limão
  • orégano (ou outra erva/tempero que lhe agrade)

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioca na panela de pressão até que fique mole, no ponto de fazer puré, porém não desmanchando. Reserve 2 xícaras da água do cozimento para utilizá-las depois.

Amasse a mandioca com um garfo e coloque-a no liquidificador com os demais ingredientes. Bata até adquirir uma consistência pastosa.

Leve ao fogo médio por uns 8 minutos e siga mexendo, porém não deixe ferver.

Coloque a mistura em um recipiente de sua escolha, o que dará a forma ao queijo, e leve à gaveta de frios de sua geladeira (normalmente fica abaixo do congelador). Depois de endurecido, o queijo estará pronto para ser desenformado e usado em seus pratos.

Para obter uma consistência que assemelhe-se ao queijo, utilize este queijo em receitas onde seja necessário um aquecimento, tais como pizzas, lazanhas, panquecas, etc.

Por Roger C. Oliveira

87 Comentários

  1. Aline Brito de Barros disse:

    Parece ser muito gostoso vou experimentar!

    • Lucia Lobato disse:

      Fiquei surpresa com a receita e com o resultado.
      Bem saboroso, assemelhando-se a muzzarela quando tostado. Aprovadíssimo. Que feliz cabeça a de quem inventou-o.Muito grata

      • Carmisona Trucci disse:

        Muito obrigada, essa receita é herança da minha avô e eu consegui simplificá-la deixando=a muito mais saborosa e consistente.

  2. Fernanda disse:

    Olá Roger,
    fiz esta receita do queijo de mandioca, mas não ficou assim firme como o que vc mostra na foto. Embora o saber ficou bom, mas ele ficou um pouco mole. Na hora de cortar ele se desmancha todo, fica parecendo mais um catupiry. Essa mandioca é o aimpim? Fiz exatamente como esta na receita, queria tanto que o meu ficasse assim firme! No que será que eu errei?

    • admin disse:

      Olá Fernanda,

      Se você seguiu as quantidades que estão na receita, está no caminho certo. A consistência deste queijo é bem mais firme que a do catupiry, não terá a consistência de uma barra de queijo mussarela, mas se assemelhará, e você poderá cortar as fatias com uma faca.

      A mandioca que mencionamos é a normal, também conhecida como aipim ou macaxeira.

      Tem algumas coisas que você pode experimentar para melhorar a consistência:
      - Mandioca – No preparo, não cozinhá-la demais ao ponto de ficar desmanchando, mas o suficiente que você possa amassá-la, dando a consistência de purê;
      - Água – O total que usamos nesta receita foram 2 xícaras, ou seja, 480ml, e no caso aproveitamos a água do próprio cozimento. Não é necessário acrescentar mais água à receita;
      - Polvilho – Algo que costuma acontecer comigo inclusive em outras receitas, é quanto à consistência da massa quando uso polvilho. Às vezes a massa fica com uma consistência diferente quando uso diferentes “marcas” de polvilho, acabo sentindo diferença na consistência final da receita (exemplo pessoal que acontece é com a receita de pão de queijo sem queijo, também já publicada aqui). O que faço nestes casos é acrescentar um pouco mais de polvilho à receita, e no caso deste queijo, você poderia acrescentar mais 1/4 de xícara de cada polvilho;
      - Consistência pós cozimento – Após o cozimento, a massa ficará um pouco pegajosa e mais firme que um purê;
      - Levar à geladeira – Após o cozimento, deve-se levar a massa à geladeira, preferencialmente à gaveta de frios. Caso sua geladeira não possua esta gaveta, você pode levar ao congelador por umas 2 horas, e depois colocar na parte de baixo da geladeira, junto com os demais alimentos, porém no fundo, que é uma área mais fria normalmente. Depois não é necessário voltá-lo ao congelador, pode mantê-lo na geladeira durante o período em que estiver consumindo-o.

      Acredito que essas sejam as dicas que podem te ajudar a fazer esta receita. Caso tenha mais alguma dúvida, escreva-nos. Roger

      • DANIANI disse:

        Nem gostaria de fazer alguma pergunta,só comentar que você parece ser uma pessoa muito educada e dedicada com o que faz,parabéns pela iniciativa…

      • Fernanda Gama disse:

        Olha mandioca é o mesmo que macaxeira mas aipim já é outra coisa.
        Parecido mas diferente, ele é maior, mais seco e o sabor também é completamente diferente, além de ser esbranquiçado depois de cozido, ja a macaxeira fica com uma tonalidade mais amarelinha.

    • Heloisa disse:

      pode ter sido a qualidade do Aimpim. Percebi que isso influencia e muito . Ja fiz duas vezes e a primeira ficou mole e minha mãe me disse que podia ser o Aimpim,então troquei o fornecedor e deu muito certo.

    • DEMICEL APARECIDA disse:

      olá, Demicel
      A primeira vez que fiz a consistência não ficou muito firme, mas na segunda segui a dica de não cozinhar muito a mandioca e deu certo. Corto o queijo de mandioca como um queijo comum, delícia. Obrigada

    • marilza disse:

      o meu ficou igual …..
      bjus

  3. Ludmila disse:

    Maravilha de receita. Simplesmente, ameiiiii….
    O que vcs indicam para substituir o creme de leite e o requeijao?

    • Amei essas receitas desse site principalmente o queijo de mandioca, assim que tiver mais novidades coloque no site, que Deus abençoe o vosso ministério e que muitas pessoas possam ser mais saudável se alimentando da maneira correta, Deus os abençoe ricamente e um grande abraço.

    • Luciano disse:

      Para substituir o creme de leite depende da receita, eu gosto muito de usar LEITE DE COCO para receitas como estrogonofe ou molhos que vão creme de leite, mas se precizar de uma textura mais consistente pode fazer uma mistura de AMIDO DE MILHO com leite vegetal de sua preferencia por exemplo leite de soja, leite de arroz, leite vegano (receita:um copo de água+ um punhadinho de grãos a gosto como castanhas do-pará ou de caju, amendoim, gergelim, nozes, avelãs… Bata bem no liquidificador, coe apenas se quiser).

    • Taciany disse:

      Eu uso no lugar tranquilamente creme de soja e requeijão de soja, você pode comprá-los prontos, algumas marcas como a Olvebra vendem até pelo site. E tem essa receita, pra mim deu super certo ;) http://www.docelimao.com.br/site/soja/109-requeijao-de-soja.html

  4. Ludmila disse:

    Quantas calorias tem o queijo de mandioca?

  5. Eu gostaria se fosse possível vcs colocarem a quantidade de caloria em cada receita postada neste site, pois assim fica mais fácil ser montado o cardápio do dia a dia, desde ja agradeço se o meu pedido for atendido, atenciosamente.

  6. Eu gostaria que vcs colocasse neste site receitas com algas marinhas, essas receitas podem se fazer delicias com muitas vitaminas e nutrientes que o nosso corpo necessita, desde já agradeço e obrigada….

  7. vanessa disse:

    ola, estou super tentada a fzr essa receita.. Mas me tira uma duvida, eh mais ou menos qntas gramas de macaxeira pra dar 3x de pure? Bjs

  8. Denise Garcia disse:

    Olá!

    Vocês já experimentaram fazer pão de queijo utilizando pedaços deste queijo de mandioca?
    Será que fica bom?

    • admin disse:

      TEmos uma receita de pão de queijo “sem queijo” que acredito ser mais fácil do que fazer o queijo de mandioca e depois usá-lo no pão de queijo. Mas fique a vontade para testar e depois nos conte o que achou! Abraços, Equipe TPV

  9. miriam disse:

    Olá, me interessei por esta receita, pois me tornei vegetariana a 3 anos e acabo colocando queijo em vários pratos que faço, pensando em diminuir o queijo de leite, testei a receita. Acho que a quantidade de ingredientes altera a receita mesmo…, pois o creme que fiz ficou encorpado, quase não conseguindo bater no liquidificador, ao levar ao fogo ficou uma bola de massa pesada para mexer, tentei durante o tempo recomendado fazer cozinhar por completo. Não sei se é assim mesmo, uma parte meio transparente e outra mais branca, como adoro tapioca e ficou com o mesmo gosto vou comer tudo tenho certeza , quero agradecer e dizer que tentarei outras vezes, colocando um pouco mais/menos dos ingredientes…
    Atenciosamente Miriam

  10. Luciene disse:

    Olá!
    Parece muito boa e fácil. Tenho duas perguntas:
    1)Pode esperar esfriar antes de levar à geladeira?
    2)Este queijo pode ser consumido frio ou só pode ser utilizado em receitas em q seja necessário aquecimento?
    Obrigada!

    • admin disse:

      Olá Luciene,

      Pode deixar esfriar antes de ir pra geladeira e pode ser consumido frio, quente, da forma que vc desejar. Abraços, Equipe TPV

  11. Ellen disse:

    Olá…
    Minha filha nasceu com alergia á proteína do leite de vaca, e por isso tenho me dedicado a cozinha vegana, dieta que estamos adotando em casa por conta da minha princesa. Gostei mto desta receita, com certeza irei testá-la. Só gostaria de saber, se este queijo derrete com o calor, como os queijos comuns, ou não. Obrigada!

  12. liz disse:

    Boa tarde,
    Pra dar essas 3 xícaras de purê é mais ou menos quants gramas de mandioca?

  13. Adriane disse:

    Olá, meu.filho.tem APLV e fiz hj.esta receita. Espero q.do.certo! quantos dias dura?? estraga rapido?

  14. Samuel disse:

    Com esta receita dá pra fazer pizza?

  15. Rebeca Oliveira Duarte disse:

    Adorei a receita e vou tentar! É bom somente ressaltar aos nordestinos que se trata de macaxeira, pois mandioca aqui é a irmã tóxica da macaxeira que só é utilizada pra fazer farinha e tapioca, nunca comida cozida!

  16. Henrique disse:

    Ficou muito bom! Obrigado pela receita!

    Estava utilizando o Mandioqueijo (comprado) que alem de ser caro não é tão gostoso e saudável.

    Dei uma incrementada com essência de queijo, recomendo.

    Abraço!

  17. Amanda disse:

    Quanto tempo ele pode ficar na geladeira … Quantos dias ele tem que ser consumido ???

  18. Renato disse:

    Muito boa esta receita, principalmente por não precisar usar o ágar-ágar.

    Algumas dicas de uso:

    - Dobrei a quantidade de sal (2 colher de chá de sal);

    - É muito bom em pizzas e pastéis, ficando com uma textura parecida com o mandiokejo quando aquecido;

    - Costumo congelar boa parte do queijo, depois o descongelo o suficiente para cortá-lo em fatias;

    - Se empanar e fritar no óleo, lembra bastante provolone à milanesa. Vale a pena experimentar.

    • Josy disse:

      valeu pelas dicas Renato!
      Farei pela primeira vez hj, e estava preocupada quanto a quantidade e tempo de validade. Agora sei que posso congelar.E a idéia de empanar e depois fritar, deve de ficar mto bom.

  19. Isabela disse:

    Olá, uma dúvida, na receita diz, “3 xícaras de purê de mandioca”, isso significa que tenho que misturar água na mandioca além da água já recomendada?

    Obrigada!

  20. Rafaela disse:

    Olá! gostaria de saber se ao aquecer ele derrete como a mussarela

  21. Nádia disse:

    Acabei de fazer meu queijo, está esfriando para ir a geladeira. No cozimento, que foi rápido, ele ficou uma bola pegajosa mesmo. Coloquei um mix de temperos secos (cebola, alho,tomate, salsinha, orégano) acho que deu certo.
    Parabéns pela receita.

  22. Samuel disse:

    ola Boa tarde, poderia me fornecer uma receita para fazer uma pizza trocar a mussarela tradicional por essa de mandioca, fico no aguardo, obrigado.

  23. priscila disse:

    Olá, fiz a receita e ficou muito bom, estava com dificuldade de encontrar um substituto p/ o queijo, agora achei,obrigada; só tenho uma dúvida precisa aquecer antes de consumir??

  24. Inês disse:

    Será que posso fazer com farinha de mandioca? Foi o que consegui arranjar. Se sim tem uma sugestão de quantidade a usar? Ou acrescento até ficar com que aspecto/consistência?
    Acho que há mandioca em Portugal mas eu também não sei escolher, nunca comi.

    Obrigada pela atenção :)

    • admin disse:

      Olá Inês, farinha de mandioca não pode ser usada nessa receita, não dá a mesma consistência, sabor e aparência. É necessário ser a mandioca mesmo!

  25. natasha disse:

    Ola aqui na Bahia temos bastante dificuldade em entender o que significa povilho doce e azedo… Qual a diferença? Seria o que chamamos de goma (a massa que faz a tapioca)? Obrigada!

  26. Chris disse:

    Alguém sabe informar quantas calorias tem esse queijo de mandioca? Não sou vegetariana, mas estou fazendo reeducação alimentar e por isso cheguei até esse site, em busca de comidas mais saudáveis (e confesso que A-DO-REI! tem muita coisa ótima). Porém, pra mim também é muito importante a quantidade calórica dos alimentos, já que preciso eliminar 25 kg!! :(
    Sou loooooouca por queijos e foi uma das coisas que tive que cortar, na minha busca pela boa forma! Porém, se essa for uma opção mais magra para usar nas receitas, pra poder fugir um pouco da terrível ricota, ficarei muuuuito feliz!! rss
    Agradeço pela atenção! :)

  27. raquel disse:

    olá, pode congelar??

  28. LHC disse:

    Olá, estou fora do Brasil e tenho só um pacote de polvilho azedo, da pra fazer sem o polvilho doce?

  29. Izabel Massaneiro Leal disse:

    O meu queijo virou uma borracha

  30. Rose Gomes disse:

    Fiz e amei. Está esfriando para ir para a geladeira.Já estou imaginando ele em cima de uma pizza.

  31. mariana disse:

    Por favor me mander receitas bjks

  32. yasmin disse:

    boa tarde,
    gostaria de saber quantos quilos da mandioca são necessários para a receita.

  33. Leticia disse:

    Adorei a receita vou fazer tomara que de certo.
    Outra coisa vcs teriam uma receita de maionese vegetal.

  34. Mari disse:

    Eu fiz o queijo e ficou uma delicia, mas não derreteu no calor, será que fiz algo errado?

    • admin disse:

      Oi Mari, talvez o queijo tenha ficado consistente demais e não derreteu. Na verdade ele não derrete como mussarela, mas dá uma leve derretida sim.

  35. Evan disse:

    Quero agradecer … vcs são muito dedicados … parabéns … a receita deu super certo … Obrigada …

  36. Lannia disse:

    Isso só pode ser mágica: tem cor de queijo, gosto de queijo, derrete como queijo mas não é queijo! Amei!!!! O site está de parabéns, não apenas por essa, mas pelas demais receitas. Um abraço e muito obrigada.

  37. edna miyoko disse:

    olá! resolvi fazer pao de queijo vegano e sem querer, acabei fazendo essa receita de queijo por engano… e coloquei no forno pra assar! Karaka! ficou muuuuito bommmmm…kkkkkkkkkkkkk…cresceu tal como aqueles biscoitões de padaria. O problema é que depois de esfriar, ele murchou. Mas ficou bom demais!

  38. Vanessa Rodrigues disse:

    O meu ficou muito ruim, ficou puro gosto de polvilho azedo. Acho que precisa ser bem menos que uma xícara de polvilho. Enfim, não entendo porquê todo mundo está comentando que ficou maravilhoso e só o meu ficou ruim. Talvez eu tenha feito algo errado também

  39. Anita Santos disse:

    Fiz e ficou uma massa grudenta e borrachuda, depois de frio isso muda? Está na geladeira, mas não to achando que vai mudar, ficou com a consistência de pão de queijo frio sabe? É assim mesmo?

  40. Aline disse:

    O meu também ficou assim, estou esperando esfriar. O seu ficou bom depois de frio?

  41. fatima disse:

    Gostaria de saber se a vasilha que vai colocar o queijo na geladeira depois do fogo p endurecer pode ser plastica e se tem que fecha-la ou deixa-la aberta,outra pergunta e como conservar na geladeira, obrigada.

  42. Teresa Cesariny Calafate disse:

    Vou experimentar e nem que fique tipo borracha vou comer, pelo menos sei que não estou a contribuir para a crueldade animal ;)

  43. Teresa Cesariny Calafate disse:

    Vou experimentar e nem que fique tipo borracha vou comer, pelo menos sei que não estou a contribuir para a crueldade animal ;)

  44. Sonia Amorim disse:

    ADOREI A RECEITA, VOU FAZER. Queria saber se pode ser feito com inhame?
    Obrigada

  45. Natália disse:

    Já fiz algumas vezes essa receita aqui em casa e todo mundo adorou! Já coloquei em pizzas e torradas, hoje vou experimentar no pastel! Parabéns e obrigada por dividir a receita conosco!

  46. Carina disse:

    Onde vivo não encontro mandioca à venda, só em farinha :S Há alguma forma de adaptar a receita com a farinha?

  47. LUCIENE disse:

    Boa tarde… como posso substituir o óleo nesta receita??? Pois não faço consumo de óleo vegetal industrializado. Grata

  48. MARLUZA DE ALMEIDA BIZARRO disse:

    gostaria de saber se posso congelar e por quanto tempo?

  49. Bruna disse:

    Qual a validade desse queijo?
    Obrigada!

  50. Jony disse:

    é perfeito! faço sempre é fica delicioso. valeu por compartilhar essa maravilha. abç

  51. Juli disse:

    Olá!

    Fiz o queijo, o gosto ficou bom, porém ficou uma massa borrachuda.. é assim mesmo? Gostaria de parabeniza-los pela dedicação e iniciativa. Gostaria também de fazer uma sugestão, seria possível vocês gravarem um vídeo com o passo-a-passo para podermos ver a consistência na panela e como fica o que vocês fazem?! Obrigada pela atenção!!

  52. Ana disse:

    Posso usar água que não seja do cozimento? :(

  53. Lua disse:

    Ola. As instruções não dizem qual a consistência do creme ao cozinhar e eu segui a receita exatamente como descrita. ao cozinhar o meu ficou parecido com um pao de queijo. Uma massa grudenta que não corta como queijo e nem se parece com queijo. Ficou igual a parte de dentro do pão de queijo. Cuidei para não ferver e ficou menos de 8 minutos. Na verdade, com um minuto e meio ja endureceu…

Deixe um comentário